Postado em 10 de Março de 2022 às 17h26

SESI, SENAI e Secretaria de Assistência Social articulam oferta de cursos em Chapecó

Soluções educacionais têm objetivo de preparar profissionais para o mercado de trabalho

 
Articular ações para oferta de cursos profissionalizantes e oficinas maker para crianças em Chapecó, buscando subsidiar o desenvolvimento de mão de obra necessária para ocupação dos postos de trabalho do município. Esse foi o objetivo de encontro, nesta semana, entre representantes da Secretaria de Assistência Social de Chapecó, os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e integrantes do SESI e do SENAI.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL nas regionais Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti, ressalta que a FIESC, por meio de suas entidades SESI e SENAI, está atualmente atendendo mais de 50 municípios das regiões oeste e extremo oeste nos mais diversos segmentos. “Levando soluções educacionais a fim de transformar pessoas e organizações, preparar para o sucesso profissional e impulsionar a competitividade empresarial, pois os profissionais mais capacitados têm chances maiores de emprego e renda e dão respostas mais efetivas no mundo do trabalho”.
A supervisora de educação continuada, Isis dos Anjos, ressalta que o desenvolvimento de competências socioemocionais por meio de oficinas maker com crianças em situação de vulnerabilidade social é uma forma de garantir o acesso com equidade e qualidade à uma educação tecnológica e preparar desde pequeno o profissional do futuro. “Nosso modelo de ensino também aproxima os estudantes das tecnologias, desenvolvendo as competências necessárias ao século 21, envolvendo as dimensões cognitiva, afetiva e psicomotora”, frisa.
Já no âmbito da educação profissional, o supervisor comercial e de educação, Andrei Moreira Neves, afirma que os cursos do SENAI estão ajustados às tendências de mercado e às necessidades da indústria. Chapecó possui mais de 900 postos de trabalho nos mais diversos segmentos, como solda, eletrotécnica, vendas, atendimento ao público e almoxarifado. “As indústrias estão cada vez mais tecnológicas e inovadoras, o que faz com que aumente a procura por profissionais completos, que saibam planejar, projetar, executar, inspecionar e instalar máquinas e equipamentos, além de conhecer os procedimentos de controle de qualidade e gestão. Os cursos do SENAI contemplam essas áreas”, acrescenta.
A FIESC atua para apoiar a indústria e busca atender suas necessidades e, ao firmar parcerias com os municípios, contribui para formar profissionais qualificados, de acordo com a necessidade local. “Ter trabalhadores qualificados é um dos anseios que chega até nós, pois é importante para a produtividade e, consequentemente, para a competitividade. Por isso, estamos constantemente melhorando a oferta de ensino, focada nas necessidades da região. A toda hora surgem inovações, tecnologias e equipamentos e as pessoas precisam estar preparadas para atuar nesse mercado”, finaliza Carminatti.

Veja também

Empatia com a singularidade02/05/23 Pronto Atendimento da Unimed Chapecó adota protocolo de atendimento humanizado para autistas...

Voltar para (Blog)