Postado em 19 de Setembro de 2024 às 10h40

SESI entrega sete novos selos para cinco empresas do Programa Obra+Segura

Os resultados obtidos pelas empresas foram avaliados por um profissional de segurança do trabalho do SESI que supervisionou as práticas adotadas nas obras. (Foto: arquivo)

Em Chapecó, mais sete obras foram certificadas com o selo Obra+Segura, uma iniciativa do Serviço Social da Indústria (SESI) voltada à capacitação e monitoramento de empresas da construção civil. O programa, que busca promover a cultura de segurança e reduzir acidentes nos canteiros de obras, certificou as empresas GCA, AP Oeste Empreendimentos, Dimensão, Avira e Fiorini, após meses de acompanhamento.
De acordo com o gerente SENAI, SESI e IEL na Regional Oeste, Jardel Carminatti, salientou que a FIESC e o SESI estão empenhados em garantir o cumprimento das legislações de SST vigentes. "O programa visa reduzir o risco de acidentes de trabalho, evitar multas, promover a qualidade de saúde, da segurança e do engajamento dos trabalhadores. Também contribui para ampliar a consciência da comunidade em relação aos cuidados com todos os níveis da indústria da construção civil." 
Os resultados obtidos pelas empresas foram avaliados por um profissional de segurança do trabalho do SESI que supervisionou as práticas adotadas nas obras. A certificação atesta o compromisso com a segurança no ambiente de trabalho, e o monitoramento continua a cada quinze dias, garantindo a proteção dos trabalhadores até a conclusão das obras. Caso ocorra um acidente o selo é retirado.
O vice-presidente do sindicato da Construção Civil (Sinduscon) e diretor da Fiorini Construtora, Alexandre Fiorini, salientou que o programa Obra+Segura colabora para garantir um ambiente de trabalho mais seguro, corrigindo falhas e mantendo o padrão de qualidade na construção, algo que é essencial para o bem-estar dos trabalhadores e para o sucesso da empresa.
“Estamos focados no que realmente importa: a segurança e a saúde do trabalhador. Isso nos incentiva a aprimorar e manter os procedimentos que já adotamos. No dia a dia, às vezes nos deparamos com situações fora das normas, mas, por estarmos habituados àquele ambiente, acaba parecendo normal. Quando recebemos uma avaliação externa, feita por engenheiros e técnicos de segurança, eles apontam o que estamos fazendo de errado. Isso é fundamental para que possamos corrigir e garantir que a obra continue segura”, concluiu Fiorini. 

A certificação atesta o compromisso com a segurança no ambiente de trabalho. (Foto: arquivo)

O programa Obra+Segura colabora para garantir um ambiente de trabalho mais seguro. (Foto: arquivo)

Veja também

Não é choradeira!07/04/20 José Zeferino Pedrozo - Presidente do Sistema Faesc/Senar-SC...

Voltar para (Blog)