SESI e SENAI oferecem mais de 30 cursos de educação profissional no Oeste
Em todo o estado são 16,5 mil vagas em 561 opções de cursos, incluindo capacitações de curta duração a cursos técnicos, EJA profissionalizante, graduação e pós-graduação
O SESI e o SENAI em Santa Catarina, entidades da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), estão com inscrições abertas para 16,5 mil vagas em cursos de educação profissional em todas as regiões do estado. São 561 opções de programas de formação para o mundo do trabalho, incluindo capacitações de curta duração (de oito a 480 horas), Educação de Jovens e Adultos (EJA), cursos técnicos (de 800 a 1,8 mil horas), cursos superiores (de 1,85 mil a 4,17 mil horas) e pós-graduação (360 horas). Uma centena dos cursos, totalizando 4,7 mil vagas, será realizada pela modalidade de educação à distância (EaD). Para informações adicionais e inscrições, os interessados podem ligar para o 0800 048 1212 ou acessar o site cursos.sesisenai.org.br.
“Em suas atividades, SESI e SENAI focam a oferta de cursos nas principais necessidades apontadas pela indústria, levando em conta aspectos como empregabilidade e a vocação industrial do estado”, afirma o diretor de educação e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira. “O objetivo é ampliar a competitividade da indústria e a empregabilidade dos trabalhadores, tornando-se mais produtivos e mais capacitados para a nova economia”, acrescenta.
As ofertas de cursos pelas entidades da FIESC atendem as diversas demandas da sociedade. Podem ser capacitações rápidas, de alguns dias ou semanas, até formações de longa duração, como os cursos técnicos, EJA profissionalizante ou graduação, que podem durar de dois a cinco anos. Também são oferecidos cursos de educação de contraturno e preparação para o ENEM.
Na região Oeste, são oferecidos mais de 30 cursos de curta duração, técnicos, superiores, de graduação, pós-graduação e extensão. O gerente executivo do SESI/SENAI nas regionais Oeste e Extremo Oeste e gerente executivo de Tecnologia do SENAI/SC, Geferson Luiz dos Santos, enfatiza que os cursos são completos, focados no mercado de trabalho e na formação técnica para atuação mais estratégica na indústria. “A metodologia de educação tem sua base no desenvolvimento das competências, ou seja, o conhecimento, o desenvolvimento da habilidade e a atitude”, frisa.
O modelo de ensino do SESI e SENAI também aproxima os estudantes das tecnologias, desenvolvendo as competências necessárias ao século 21. “Nas atividades, são trabalhadas as dimensões cognitiva (desenvolvimento de competências intelectuais), afetiva (emocional, sentimentos, valores, apreciação, entusiasmo, motivação, atitudes, juízos, opiniões) e psicomotora (movimento físico, sentidos, coordenação, áreas motoras e sensoriais)”, acrescenta Geferson.
A legítima contribuição sindical29/Abr/201929/04/19há 6 anos Segunda-feira, 29 de Abril de 201929/04/2019Por José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...