Postado em 11 de Dezembro às 16h24

SESI e indústrias de Xanxerê formam nova turma da EJA Profissionalizante

Cerimônia celebra conclusão do Ensino Médio e qualificação profissional de 16 trabalhadores

O SESI de Xanxerê e indústrias realizaram, na última semana, a formatura de 16 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante. (Foto: Divulgação)

Celebrar conquistas pessoais e avanços para o setor produtivo. O SESI de Xanxerê e indústrias realizaram, na última semana, a formatura de 16 estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante. A cerimônia marcou a conclusão da Educação Básica e da qualificação profissional de colaboradores das empresas Bragagnolo, Vantec, BRF e Alcaplas, reforçando a força da parceria entre educação e competitividade industrial.
Com 80% da carga horária realizada a distância e aulas presenciais apenas duas vezes por semana, o modelo facilita a permanência do trabalhador nos estudos, o que permite que ele concilie a formação com o dia a dia no trabalho e com a família. Além disso, os estudantes recebem Dupla Certificação: concluem o Ensino Médio e garantem uma certificação profissional.
O coordenador de educação básica da regional oeste do SESI/SENAI, Márcio Gonçalves da Rosa, salientou que mais do que um momento simbólico, a formatura evidencia o impacto real da metodologia do SESI, uma metodologia baseada no Reconhecimento de Saberes. “Esse modelo identifica e valida os conhecimentos que o estudante adquiriu ao longo da vida e da carreira. Com isso, conseguimos otimizar o tempo de curso, valorizar as trajetórias profissionais e direcionar o aprendizado para novas competências, como letramento digital e resolução de problemas”, explicou.
Márcio também frisou como a educação transforma a realidade. “A conclusão desta turma gera efeitos diretos nos indicadores sociais e econômicos de Xanxerê. O aumento da escolaridade média da população adulta eleva o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e reduz o déficit educacional entre trabalhadores.”
INVESTIMENTOS
Experiências nacionais e internacionais mostram que cada ano adicional de estudo pode elevar a renda individual entre 7% e 10% e aumentar significativamente a produtividade regional, um fator fundamental para atrair indústrias de maior complexidade tecnológica.
Ao investir na EJA Profissionalizante, o setor privado contribui não apenas para o crescimento econômico, mas também para:
?            combate à distorção idade-série;
?            fortalecimento da cidadania;
?            criação de oportunidades para ascensão profissional;
?            formação de uma mão de obra mais preparada para as demandas da indústria 4.0.
 
MATRÍCULAS ABERTAS PARA 2026
Diante dos resultados positivos e da crescente demanda por qualificação, o SESI Xanxerê abre 35 vagas gratuitas para novas turmas da EJA Profissionalizante, com início das aulas previsto para março de 2026.
A oportunidade é destinada a trabalhadores e à comunidade que desejam concluir os estudos com o mesmo padrão de qualidade e metodologia que transformou a vida dos formandos desta turma.
?             SENAI Xanxerê – R. Francisco Brites de Miranda, 399 – Veneza
?             SESI Xanxerê – Av. Brasil, 2385 – Castelo Branco
Contato e WhatsApp: (49) 3321-7467

Com 80% da carga horária realizada a distância e aulas presenciais apenas duas vezes por semana, o modelo facilita a permanência do trabalhador nos estudos. (Foto: Divulgação)

Experiências nacionais e internacionais mostram que cada ano adicional de estudo pode elevar a renda individual entre 7% e 10% e aumentar significativamente a produtividade regional. (Foto: Divulgação)

Veja também

Voltar para (Blog)