SESI conclui oficinas para 80 alunos do projeto Cultivando Sonhos
Iniciativa foi realizada no município de Modelo com objetivo de ampliar o atendimento a crianças e adolescentes no contraturno escolar. Entre as oficinas, estiveram as de “Tecnologia e Robótica” e “Ciências e Invenções”
Ampliar o atendimento a crianças e adolescentes no contraturno escolar por meio de atividades socioeducativas inovadoras e prazerosas, visando o desenvolvimento da inteligência emocional, da criatividade, da autonomia, do pensamento crítico, da formação pessoal, social e cidadã, bem como a proteção e a promoção dos seus direitos. Esse foi o objetivo do projeto “Cultivando Sonhos”, realizado no município de Modelo.
O projeto foi elaborado pela equipe do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e pelo Departamento de Assistência Social do município em 2020 e contou com a parceria do SESI para a oferta de oficinas. A iniciativa foi uma das escolhidas pelo programa Itaú Social, que seleciona propostas para serem financiadas pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA).
O SESI contribuiu com a execução das oficinas de “Tecnologia e Robótica” e de “Ciências e Invenções” com os cursos de Maker Start Teens e Maker Start Kids. Foram atendidas 80 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, durante um ano. O encerramento ocorreu em abril passado e contou com a presença dos alunos, professores e lideranças. A iniciativa integrou os alunos num trabalho colaborativo, multi e interdisciplinar, voltado para o desenvolvimento integral, despertando a criatividade e a curiosidade para outras possibilidades de construção do conhecimento.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, destacou que a partir das parcerias com os municípios é oportunizado acesso à educação e oficinas diferenciadas. “A educação do SESI e SENAI busca aproximar os alunos das tecnologias, por meio de atividades teóricas e práticas, desenvolvendo também as competências necessárias ao século 21, como flexibilidade, criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, comunicação, pensamento crítico e liderança”.
O vice-presidente regional oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, realçou que a entidade, por meio do SESI e do SENAI, está ampliando a atuação na região com os programas de educação. “É através da educação e da qualificação profissional que os municípios se desenvolvem. Os alunos desses cursos ampliarão suas habilidades e competências e estarão melhor preparados para o mundo do trabalho. Além de contribuir para o fortalecimento dos municípios, isso possibilita que se mantenham em suas comunidades como futuros empreendedores, sendo pessoas bem-sucedidas”.
“Pensando na necessidade de desenvolver em crianças e jovens novas competências pessoais e profissionais, o SESI/SC investe em programas e cursos educacionais que oportunizem aos estudantes conhecer e utilizar recursos tecnológicos a favor de sua aprendizagem. Foi o que essas crianças e adolescentes de Modelo vivenciaram e aprenderam com as atividades práticas”, ressaltou a coordenadora de Operações do SESI e SENAI de Pinhalzinho e Maravilha, Cleufa Dessoi Bolis.
NOTA DE PESAR - DORNELES DÁVI07/Jun/202107/06/21há 3 anos Segunda-feira, 07 de Junho de 202107/06/2021 A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) lamenta profundamente o falecimento, na data de hoje, do seu ex-presidente DORNELES DÁVI O empresário tinha 77 anos de idade e teve intensa atuação na......
Programa Mulheres Cooperativistas formou mais de 300 participantes em 201906/Fev/202006/02/20há 5 anos Quinta-feira, 06 de Fevereiro de 202006/02/2020“Entendi bem o que é cooperativismo e isso mudou muita coisa na minha vida. Esse programa veio para abrir novos caminhos nas nossas vidas e nos nossos trabalhos”. Depoimentos como o da cooperada da Coopervil, Maristela Lisot, repletos de......