Postado em 29 de Março de 2021 às 15h54

SESCOOP/SC realiza evento voltado aos comunicadores

 
“A Comunicação como Estratégia de Relacionamento” foi a temática abordada pela palestrante Jacqueline Ferreira Gomes, na última sexta-feira (26), na primeira palestra do ano voltada aos comunicadores das cooperativas de Santa Catarina. O encontro remoto foi promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC) e reuniu mais de 80 pessoas.
Jacqueline explicou que o desafio dos profissionais da área é desenvolver um novo olhar para a comunicação, aliando os conhecimentos técnicos adquiridos nas Universidades com a evolução constante no processo de comunicar. “Antes, os conceitos remetiam do relacionamento para comunicação. Porém, o momento atual faz com que o processo seja invertido, ou seja, da comunicação para o relacionamento. Logo, as cooperativas, como modelo de negócios, precisam se conectar intimamente com seus públicos internos e externos”, ressaltou.
A comunicação como via para relacionamento implica na compreensão da técnica, do meio, da mensagem voltadas para a construção de sentido. “Esse prisma ocorre, pois vivemos em um momento de mercado em que a experiência ganha elemento decisório. Com a chamada ‘era da experiência’ buscamos nos conectar, compartilhar vivências, consumir produtos e serviços por meio de experiências diferenciadas”, explicou.
Segundo Jacqueline, o conceito de experiência é a soma de todas as percepções do cliente, em cada uma das interações com o negócio. É o que criará a percepção final em relação a experiência que a marca/cooperativa entrega. Essa interação construí uma relação de valor, que ocorre por meio de processos, meios, mensagens propagadas, produtos e serviços da marca, que precisam ser positivos e satisfatórios.
No processo de evolução da comunicação e para que as cooperativas se mantenham conectadas com seus públicos, de acordo com Jacqueline, é preciso: informar para sensibilizar; relatar para contar histórias; fonte para propósito; técnica para humanização e dados para maneira de existir do negócio.

Veja também

Sebrae/SC é parceiro de evento que marca os 30 anos da ACIS26/04/19 O I Fórum Empresarial em comemoração aos 30 anos da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios Searaense (ACIS), conta com uma programação intensa até este sábado (27) com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento do empreendedorismo, das indústrias, comércios e serviços. Após breve apresentação......
Dia dos Namorados: comércio espera incremento de até 4% nas vendas05/06/19 O Dia dos Namorados, data mais romântica do ano, comemorada no dia 12 de junho, deve ser semelhante ou melhor do que o registrado em 2018 para 85,46% dos entrevistados em levantamento feito pela Federação das Câmaras de Dirigentes......

Voltar para (Blog)