Postado em 11 de Março de 2022 às 11h32

SESCOOP/SC homenageou mulheres com palestra especial

“Mulher, quem é você?”. Essa foi a reflexão proposta pela palestra on-line promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Santa Catarina (SESCOOP/SC), nesta semana, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa foi uma realização em parceria com a Unimed Grande Florianópolis. O conteúdo apresentado abordou a expectativa de padronização, a cultura da comparação e a autoestima como fatores que interferem, diretamente, na saúde de muitas mulheres.
A psicóloga e doutora em Saúde Coletiva, Luise Lüdke Dolny, conduziu a palestra e alertou sobre a importância de as mulheres refletirem sobre si mesmas. “As mulheres entram em um ciclo de piloto automático devido a rotina e se descrevem pelas funções que desempenham, pela profissão, carreira e pelas características que julgam de si mesmo, qualidades e defeitos", afirmou.
Segundo a profissional, as mulheres sofrem a pressão da necessidade de se conectarem, ou seja, de fazer parte de um grupo, serem aceitas e bem quistas. “Elas têm a influência de uma construção social onde a sociedade espera que se encaixem em padrões sociais e culturais”, disse. A partir disso, ressaltou que as mulheres tendem a se cobrar, se autocriticar e incorporar conceitos delas mesmas durante a vida.
“Não estamos acostumadas a pensar em nós de forma positiva. Devemos ter cuidado com a busca de padrões e pensar nas nossas motivações” ressaltou. Luise concluiu ao afirmar que não há resposta pronta para o questionamento proposto pela palestra. Segundo ela, é preciso construir a cada dia. “Temos que olhar para a gente, para o nosso valor, se elogiar, se cuidar, ter carinho. Receber o valor dos outros é importante, mas também precisamos aprender a valorizar o que a gente é e dar sentindo a vida", concluiu.
 
Texto: Assessoria de Comunicação Interna do Sistema OCESC

Veja também

Voltar para (Blog)