Postado em 05 de Setembro de 2019 às 17h05

Senar/SC qualifica mais de 6 mil profissionais do meio rural em setembro

Com o objetivo de contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, de competitividade e de avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promove mensalmente cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses.
Durante todo o mês de setembro, o Senar/SC promoverá 379 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 6.100 profissionais do meio rural em todas as regiões do Estado. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.
De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a entidade atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. “Todos os meses produtores e trabalhadores rurais são beneficiados, gratuitamente, com cursos de formação profissional rural, a fim de melhorar a qualidade de vida e a rentabilidade”, observa.
CURSOS EM SETEMBRO
A região Oeste contará com o curso: Inclusão Digital Rural - Informática Básica nos dias 11 e 12, no município de Coronel Freitas. Abelardo Luz receberá a capacitação qualidade do leite nos dias 16 e 17, assim como o treinamento sobre bordado em chinelos, nos dias 23 e 24. A qualificação sobre fluxo de caixa da atividade rural será realizada no dia 18. Nos dias 26 e 27 o município de Condórdia terá o curso de Meliponicultura.
Entre as capacitações programadas para o Vale do Itajaí está a de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias nos dias 10 e 11 em Ituporanga. No dia 12 o município de Petrolândia receberá a qualificação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. Beneficiamento e conservação é um dos cursos que será promovido em Ibirama nos dias 16 e 17. A capacitação de produção caseira de massas para congelamento ocorrerá em Itajaí nos dias 19 e 20 e também no município de Jaraguá do Sul nos dias 23 e 24.
No Meio Oeste o curso inclusão digital rural - informática básica ocorre em Água Doce nos dias 12 e 13. Nos mesmos dias Caçador promove o treinamento aumento da produtividade do mel. Água Doce também receberá a capacitação inseminação artificial em bovinos no período de 16 a 19. Segurança e saúde no trabalho com agrotóxico será abordado em Caçador nos dias 23, 24 e 25. Nos dias 26 e 27 o município de Campos Novos contará com o curso derivados de leite.
Na região do Planalto Serrano a capacitação em confeitaria ocorrerá nos dias 10 e 11 em Bom Jardim da Serra, assim como o curso casqueamento e ferrageamento de equídeos, nos dias 11 e 12. A qualificação de soldador - arco elétrico com eletrodo revestido será realizada nos dias 17 e 18 em Bom Retiro. Nos dias 23 e 24 a capacitação em olericultura orgânica será promovida em Bocaina do Sul. O município de Otacílio Costa receberá o curso de processamento de carne de frango nos dias 24 e 25.
Entre as capacitações programadas para o Sul está a de artesanato em Forquilhinha no período de 9 a 12. O município de Armazém terá o curso de instalação e manutenção de redes elétricas nos dias 10 e 11, como também o de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural, no dia 11. Fluxo de caixa da atividade rural será apresentada em Rural Treviso no dia 18. O treinamento inseminação artificial em bovinos ocorrerá em Araranguá no período de 23 a 26.
No Extremo Oeste no período de 9 a 11 o município de São Miguel do Oeste receberá o curso produção caseira de pães e biscoitos. A capacitação desegurança e saúde no trabalho com agrotóxicos será realizada em Santa Terezinha do Progresso entre os dias 10 e 12. A qualificação controle de qualidade no transporte do leite será realizada em São Bernardino no dia 17. No período de 23 a 26 o treinamento de artesanato de costura em tecidos ocorrerá em Campo Erê. O município de Flor do Sertão contará com o curso de olericultura básica nos dias 26 e 27.
A região Norte do Estado está programada para receber a capacitação em derivados de leite nos dias 9 e 10 em Joinville. Nos dias 12 e 13 o município de Mafra terá a qualificação em floricultura. A capacitação em processamento de carne suína está programada para os dias 16 e 17 em Major Vieira. O treinamento de artesanato com pintura acontecerá no período de 17 a 20, em Rio Negrinho. O curso de olericultura básica será realizado nos dias 26 e 27, novamente em Rio Negrinho. 

Veja também

Redução da massa muscular: patologia acomete idosos03/03/20 Dificuldade para subir escadas, de andar poucos metros, de abaixar e pegar objetos que caíram no chão e de sentar ou levantar da cadeira sem ajuda. Esses são sinais de alerta que podem indicar sintomas de sarcopenia, uma doença caracterizada pela perda intensa de massa muscular, resultando em fraqueza, redução de reflexos e o comprometimento da coordenação......

Voltar para (Blog)