Postado em 05 de Setembro de 2019 às 17h05

Senar/SC qualifica mais de 6 mil profissionais do meio rural em setembro

Com o objetivo de contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento da produção sustentável, de competitividade e de avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), promove mensalmente cursos gratuitos aos produtores e trabalhadores rurais catarinenses.
Durante todo o mês de setembro, o Senar/SC promoverá 379 treinamentos que beneficiarão aproximadamente 6.100 profissionais do meio rural em todas as regiões do Estado. Para participar os produtores devem procurar o Sindicato Rural do município. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br) com especificação de carga horária, local e data de realização.
De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a entidade atua com ações e treinamentos em diferentes cadeias produtivas do agronegócio. “Todos os meses produtores e trabalhadores rurais são beneficiados, gratuitamente, com cursos de formação profissional rural, a fim de melhorar a qualidade de vida e a rentabilidade”, observa.
CURSOS EM SETEMBRO
A região Oeste contará com o curso: Inclusão Digital Rural - Informática Básica nos dias 11 e 12, no município de Coronel Freitas. Abelardo Luz receberá a capacitação qualidade do leite nos dias 16 e 17, assim como o treinamento sobre bordado em chinelos, nos dias 23 e 24. A qualificação sobre fluxo de caixa da atividade rural será realizada no dia 18. Nos dias 26 e 27 o município de Condórdia terá o curso de Meliponicultura.
Entre as capacitações programadas para o Vale do Itajaí está a de boas práticas de manipulação de alimentos para agroindústrias nos dias 10 e 11 em Ituporanga. No dia 12 o município de Petrolândia receberá a qualificação em emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural. Beneficiamento e conservação é um dos cursos que será promovido em Ibirama nos dias 16 e 17. A capacitação de produção caseira de massas para congelamento ocorrerá em Itajaí nos dias 19 e 20 e também no município de Jaraguá do Sul nos dias 23 e 24.
No Meio Oeste o curso inclusão digital rural - informática básica ocorre em Água Doce nos dias 12 e 13. Nos mesmos dias Caçador promove o treinamento aumento da produtividade do mel. Água Doce também receberá a capacitação inseminação artificial em bovinos no período de 16 a 19. Segurança e saúde no trabalho com agrotóxico será abordado em Caçador nos dias 23, 24 e 25. Nos dias 26 e 27 o município de Campos Novos contará com o curso derivados de leite.
Na região do Planalto Serrano a capacitação em confeitaria ocorrerá nos dias 10 e 11 em Bom Jardim da Serra, assim como o curso casqueamento e ferrageamento de equídeos, nos dias 11 e 12. A qualificação de soldador - arco elétrico com eletrodo revestido será realizada nos dias 17 e 18 em Bom Retiro. Nos dias 23 e 24 a capacitação em olericultura orgânica será promovida em Bocaina do Sul. O município de Otacílio Costa receberá o curso de processamento de carne de frango nos dias 24 e 25.
Entre as capacitações programadas para o Sul está a de artesanato em Forquilhinha no período de 9 a 12. O município de Armazém terá o curso de instalação e manutenção de redes elétricas nos dias 10 e 11, como também o de emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural, no dia 11. Fluxo de caixa da atividade rural será apresentada em Rural Treviso no dia 18. O treinamento inseminação artificial em bovinos ocorrerá em Araranguá no período de 23 a 26.
No Extremo Oeste no período de 9 a 11 o município de São Miguel do Oeste receberá o curso produção caseira de pães e biscoitos. A capacitação desegurança e saúde no trabalho com agrotóxicos será realizada em Santa Terezinha do Progresso entre os dias 10 e 12. A qualificação controle de qualidade no transporte do leite será realizada em São Bernardino no dia 17. No período de 23 a 26 o treinamento de artesanato de costura em tecidos ocorrerá em Campo Erê. O município de Flor do Sertão contará com o curso de olericultura básica nos dias 26 e 27.
A região Norte do Estado está programada para receber a capacitação em derivados de leite nos dias 9 e 10 em Joinville. Nos dias 12 e 13 o município de Mafra terá a qualificação em floricultura. A capacitação em processamento de carne suína está programada para os dias 16 e 17 em Major Vieira. O treinamento de artesanato com pintura acontecerá no período de 17 a 20, em Rio Negrinho. O curso de olericultura básica será realizado nos dias 26 e 27, novamente em Rio Negrinho. 

Veja também

Gestor público municipal de Itapiranga recebe Selo Prefeito Empreendedor do SEBRAE/SC02/05/19 O prefeito de Itapiranga (Extremo Oeste catarinense), Jorge Welter, recebeu nessa semana em Florianópolis o Selo Prefeito Empreendedor e o certificado de participação na décima edição do Prêmio. A iniciativa reconheceu o projeto Inclusão Produtiva e apoio ao Microempreendedor Individual (MEI) na categoria Inclusão Produtiva e Apoio......

Voltar para (Blog)