SENAR/SC promove mais de 340 cursos gratuitos em setembro
A lista de cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) do mês de setembro já está disponível no site do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC). São mais de 340 capacitações gratuitas em diversos municípios de todas as regiões. A iniciativa tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo.
Os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais e contemplam mais de 4.000 produtores e trabalhadores rurais que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade no campo. São qualificações que transmitem técnicas para melhorar a gestão das propriedades e desenvolver atividades de complementação de renda.
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que os treinamentos continuam seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde estaduais e municipais. “Os resultados nos mostram o quanto é importante oferecer capacitações constantes, priorizando todos os cuidados possíveis com a saúde, para que produtores e trabalhadores rurais possam aperfeiçoar suas habilidades para produzir alimentos com qualidade e, consequentemente, aumentar a renda”.
O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, complementa que os cursos atendem às demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. “As qualificações da Formação Profissional Rural auxiliam no desenvolvimento de habilidades e atitudes para a vida produtiva e social atendendo às necessidades de efetiva qualificação para o trabalho. As capacitações da Promoção Social auxiliam no desenvolvimento de atitudes que favorecem a melhoria da qualidade de vida e participação na comunidade”.
Interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do SENAR/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE ALGUNS CURSOS DO MÊS
O oeste catarinense receberá cerca de 40 cursos em vários municípios. A programação contempla capacitações como: Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Bordado com Patchcolagem; Organização da Propriedade Rural - Programa 5S; Casqueamento em Bovinos; Aumento da Produtividade do Mel; entre outros.
No extremo oeste, serãomais de 30 cursos. Alguns deles são: Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Proteção de Nascentes; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos; Jardinagem; Manejo de Colmeia; Boas Práticas de Manipulação de Alimentos; entre outros.
O meio oeste oferecerá mais de 40 capacitações: Programa Especial - Inclusão Digital Rural - Iniciação à Informática; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Confeitaria; Saneamento Básico no meio Rural; Prevenção às Deficiências na Área Rural; Olericultura Básica; Meliponicultura; entre outros.
No planalto serrano serão cerca de 40 cursos. A programação inclui capacitação sobre Processamento de Carne Ovina; Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos; Bordado com Patchcolagem; Motosserra - Operação e Manutenção no Corte de Árvores; Programa Especial Negócio Certo Rural e vários outros.
No sul serão realizadosmais de 70 treinamentos em vários municípios. Alguns deles são: Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos; Inclusão Digital Rural - Informática Básica; Produção Caseira de Pães e Biscoitos; Produção de Frangos e Ovos Caipiras; Processamento de Carne de Frango; entre outros.
A programação no norte conta com aproximadamente 60 cursos. O cronograma inclui capacitações como: Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos - NR 31; Culinária de Peixes e Frutos do Mar; Saneamento Básico no meio Rural; entre outros.
No vale do Itajaí a programação inclui aproximadamente 80 capacitações: Beneficiamento e Conservação de Pescado; Floricultura; Produção Caseira de Pães e Biscoitos; Emissão de Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural; Artesanato de Crochê e Tricô; entre outros.
Veja também
Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul facilita vida dos empreendedores26/Mai/202226/05/22há 3 anos Quinta-feira, 26 de Maio de 202226/05/2022Emissão da Guia DAS, adesão ao RELP-MEI 2022, alteração de dados cadastrais, abertura de empresa, realização da declaração do imposto de renda pessoa jurídica e emissão de nota fiscal. Esses foram os principais atendimentos prestados pela Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul, no oeste catarinense, na Semana do MEI 2022. Essa......
Registro de máquinas agrícolas começou a valer em outubro 03/Out/202203/10/22há 3 anos Segunda-feira, 03 de Outubro de 202203/10/2022Alinhada com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alerta aos produtores rurais que o Registro Oficial de Tratores e......