Postado em 04 de Janeiro de 2021 às 11h45

Senar/SC promove 14 cursos gratuitos em janeiro na região serrana

Para auxiliar o desenvolvimento da produção sustentável, da competitividade e dos avanços sociais no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promove em janeiro 14 cursos em nove municípios do planalto serrano catarinense. Os treinamentos acontecem em parceria com os Sindicatos Rurais para fomentar o conhecimento e aumentar a produtividade e a renda dos produtores e trabalhadores rurais. Em todo o Estado, serão 125 capacitações no mês para mais de 4.000 pessoas. Todas seguirão normativas determinadas pelos órgãos de saúde para prevenção e combate ao novo coronavírus.
São qualificações que ensinam técnicas para melhorar a gestão das propriedades e a desenvolver atividades de complementação de renda, como artesanato, confeitaria, produção caseira de alimentos, processamento de carnes e cultivo de plantas medicinais. Os cursos também englobam inclusão digital, operação e manutenção de máquinas agrícolas e organização das propriedades. No planalto serrano, o destaque é para treinamentos sobre Artesanato de Crochê e Tricô, Beneficiamento e Conservação de Pescado, Proteção de Nascentes e Turismo Rural - Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios.
Para o presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, a capacitação dos produtores fortalece toda cadeia produtiva do Estado. “São mais de 500 mil produtores rurais, em 183 mil propriedades em Santa Catarina, que movimentam mais de 30% do PIB do Estado. Nossa proposta com a formação rural é contribuir para o fortalecimento de toda a cadeia e movimentar a economia catarinense”, sublinha Pedrozo.
Esse fortalecimento, segundo o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, está no aumento de produção e renda. “Com esses treinamentos rápidos, os produtores aprendem novas atividades e podem aumentar seus negócios. Essa qualificação ajuda a melhorar a vida no campo ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento local e regional”.
Os interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
 
 
PROGRAMAÇÃO DE JANEIRO NO PLANALTO SERRANO:
 
Evento
Município
Data
Artesanato de Crochê e Tricô
CERRO NEGRO
21 a 27
Conservas de Frutas, Hortaliças e Temperos
ANITA GARIBALDI
26 e 27
Bordado com Patchcolagem
ANITA GARIBALDI
26 a 28
Beneficiamento e Conservação de Pescado
ANITA GARIBALDI
28 e 29
Artesanato com Pintura
BOM JARDIM DA SERRA
18 a 21
Proteção de Nascentes
BOM JARDIM DA SERRA
25
Olericultura Orgânica
BOM JARDIM DA SERRA
26 e 27
Turismo Rural - Identificação e Seleção de Oportunidades de Negócios
BOM RETIRO
12 e 13
Produção Caseira de Pães e Biscoitos
BOCAINA DO SUL
18 a 20
Conservação do Solo
CAMPO BELO DO SUL
13 e 14
Inseminação Artificial em Bovinos
PAINEL
25 a 28
Bordado com Patchcolagem
SÃO JOAQUIM
19 a 21
Segurança e Saúde no Trabalho com Agrotóxicos
SÃO JOAQUIM
27 a 29
Artesanato de Costura em Tecidos
SÃO JOSÉ DO CERRITO
25 a 28
 
 

Veja também

Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais poderá ser emitido a partir do dia 18 deste mês08/07/22 A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) lembra os produtores rurais que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) lançará no próximo dia 18 de julho o Certificado de Cadastro de Imóveis Rurais (CCIR), referente ao exercício de 2022, para consulta e emissão.   O......
Faxinal dos Guedes investe em ações de apoio ao setor empresarial26/02/21 AAdministração Municipal de Faxinal dos Guedes, no oeste catarinense, investe em ações de fortalecimento do setor empresarial. Uma das medidas adotadas foi a adesão ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora, que......

Voltar para (Blog)