Postado em 01 de Abril às 11h15

Senar/SC presente em Encontro que discute os desafios para a expansão da ATeG

O encontro reuniu 27 administrações regionais do Senar/SC (Foto: divulgação CNA). 

      O estado de Santa Catarina esteve representado no Encontro de Coordenadores da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), na última semana, em Brasília. A iniciativa foi promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu as 27 administrações regionais da entidade.
     A coordenadora estadual da ATeG do Senar Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, participou do evento juntamente a auxiliar administrativo do programa, Daiana Correa Silveira. “Temos a responsabilidade de continuar fazendo esse trabalho com excelência e levar a assistência técnica para o maior número de pessoas com a missão de incentivar a inovação, que também é muito importante para auxiliar os produtores no desenvolvimento de suas atividades e na melhoria contínua de todo o setor agropecuário do Brasil”, ressaltou Paula.
    No primeiro dia do evento, o diretor-adjunto de Assistência Técnica e Gerencial, Eduardo de Oliveira, apresentou os avanços da área, como o crescimento de 18% do número de propriedades atendidas em 2023 em relação ao ano anterior e a previsão para 2024, que deve ser acima de 11%. “Esse ano alcançaremos 400 mil propriedades atendidas e a intenção é ampliar 120 mil propriedades por ano até alcançarmos 1 milhão em 2029,” afirmou.
       Durante a programação, os coordenadores participaram da palestra Descomplicando a ATeG, com o consultor do Senar, Christiano Nascif, que abordou os processos da assistência técnica em formato de trilhas para uma gestão inteligente focada em resultados.
     Outra novidade é a repaginada da Academia ATeG, programa voltado à capacitação de técnicos. O coordenador destacou que esse ano a intenção é ampliar as oportunidades, inclusive com treinamentos internacionais.
      O segundo dia visou discutir os principais desafios e o papel dos profissionais da ATeG na expansão da metodologia e no atendimento dos produtores rurais brasileiros. O diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, fez um panorama das ações do Senar, explicando a evolução do atendimento ao produtor até chegar à assistência técnica. Também falou da importância do processo educacional contínuo no campo e ressaltou que para o setor continuar se desenvolvendo é necessário investir também em gestão e inovação.
   “Estamos trabalhando para avançar nos próximos anos e chegar a 1 milhão de produtores atendidos, mas precisamos da ajuda de vocês para ampliar o alcance de atendimento nos estados”.
    De acordo com o diretor-geral, o próximo desafio do Senar é investir em inovação. “Queremos desenvolver a classe média rural porque precisamos de tecnologia para reduzir os custos de produção e gerar mais renda para os produtores rurais”.
    Entre outras atividades, os coordenadores da ATeG também apontaram a inovação, aliada à assistência técnica, como meio para ampliar a produtividade no campo e melhorar a renda do produtor. Também conversaram com dois produtores atendidos pela ATeG. Um deles foi José Severiano Walendorff, produtor de cachaça na região do PAD-DF, em Brasília, e o outro foi o produtor Gervaso Oliveira, de Alexânia (GO).


*Com informações da Assessoria de Imprensa da CNA 

A coordenadora estadual da ATeG do Senar Santa Catarina, Paula Coimbra Nunes, participou do evento juntamente a auxiliar administrativo do programa, Daiana Correa Silveira. 

Veja também

Nesta terça-feira: Fórum festejará 15 anos de área livre de aftosa sem vacinação em SC23/05/22 Um dos maiores avanços da pecuária catarinense foi a histórica conquista do status de área livre de aftosa sem vacinação para Santa Catarina. Para comemorar os 15 anos desse acontecimento, a CIDASC com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) promoverá o 5° Fórum Catarinense de......
Setor econômico aponta principais demandas para Chapecó07/10/20 CDL cita construção de novo parque de exposições, novo terminal urbano, ampliação do Aeroporto e desburocratização do processo de abertura de empresas como principais necessidades do setor...

Voltar para (Blog)