Postado em 23 de Julho de 2021 às 11h16

Senar/SC oferece 274 oportunidades de capacitação gratuita em agosto

Os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais e oportunizam elevar a qualidade da produção de alimentos e promovem avanços sociais no campo

 

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
Todos os meses o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc), promove cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) gratuitos no Estado. A programação contempla 274 capacitações em diversos municípios de todas as regiões. A iniciativa tem por objetivo auxiliar no desenvolvimento da produção de alimentos de forma sustentável e promover avanços sociais no campo.
Os cursos são realizados em parceria com os Sindicatos Rurais e contemplam mais de 4.000 produtores e trabalhadores rurais que buscam fomentar o conhecimento para aumentar a produtividade no campo. São qualificações que transmitem técnicas para melhorar a gestão das propriedades e desenvolver atividades de complementação de renda.
O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo, destaca que os cursos são essenciais para aperfeiçoar o conhecimento dos participantes sobre novas técnicas e inovações nas propriedades. “Os resultados nos mostram o quanto é importante oferecer capacitações constantes para que produtores e trabalhadores rurais desenvolvam suas habilidades visando aumentar a produtividade e a renda.
Segundo o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, a programação atende as demandas levantadas pelos Sindicatos Rurais, cooperativas e parceiros do setor. “As qualificações da Formação Profissional Rural auxiliam no desenvolvimento de habilidades e atitudes para a vida produtiva e social atendendo as necessidades de efetiva qualificação para o trabalho. As capacitações da Promoção Social são essenciais para o desenvolvimento de atitudes que favorecem a melhoria da qualidade de vida e participação na comunidade”.
Segundo o SENAR/SC, os treinamentos continuam seguindo todas as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde estaduais e municipais. Interessados nos treinamentos devem procurar o Sindicato Rural do seu município para inscrições. As capacitações estão disponíveis no site do Senar/SC (www.senar.com.br), com especificação de carga horária, local e data.
CONFIRA ALGUNS CURSOS DO MÊS DE AGOSTO NA SUA REGIÃO  
O oeste catarinense receberá 24 cursos em vários municípios. Alguns deles abordam os seguintes temas: Processamento de carne de frango; Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Programa especial - inclusão digital rural - iniciação à informática; Produção caseira de massas para congelamento; Cultivo de plantas medicinais; Conservas de frutas, hortaliças e temperos; entre outros.
No extremo oeste serão22 cursos. A programação contempla capacitações como: Colheitadeiras automotrizes - operação e manutenção; Produção caseira de pães e biscoitos; Soldador - arco elétrico com eletrodo revestido; Processamento de carne suína; Fruticultura - manejo do pomar; Organização da propriedade rural - programa 5S; Doma racional de equídeos; entre outros.
 O meio oeste contará com 23 capacitações: Tratores e implementos agrícolas - operação e manutenção; Artesanato em tear com lã de ovelha; Produção caseira de massas para congelamento; Processamento de carne suína; Motosserra - operação e manutenção no corte de árvores; Inseminação artificial em bovinos; Conservas de frutas, hortaliças e temperos; Operação e manutenção de roçadeira; Colheitadeiras automotrizes - operação e manutenção; entre outros.
No planalto serrano serão 42 cursos. A programação inclui capacitações sobre Inseminação artificial em bovinos; Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos - NR 31; Produção caseira de massas para congelamento; Turismo rural - planejamento e implantação de negócios; Emissão de guias de trânsito animal (e-GTA) e de origem de produtos vegetais (e-Origem); Operação e manutenção de roçadeira; Motosserra - operação e manutenção no corte de árvores; entre outros.
No sul serão realizados65treinamentos em vários municípios. Alguns deles são: Boas práticas de manipulação de alimentos; Produção de frangos e ovos caipiras; Soldador - arco elétrico com eletrodo revestido; Conservas de frutas, hortaliças e temperos; Culinária de peixes e frutos do mar; Produção caseira de pães e biscoitos; Empreendedorismo rural; emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Beneficiamento e conservação de pescado; entre outros. 
A programação no norte conta com 54 cursos. O cronograma inclui capacitações como: Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Boas Práticas de manipulação de alimentos; Microtratores - operação e manutenção; Produção caseira de massas para congelamento; Produção caseira de pães e biscoitos; Segurança e saúde no trabalho com agrotóxicos - NR 31; Jarndineiro; Culinária de peixes e frutos do mar; Olericultura básica; piscicultura; cultivo protegido de hortaliças; entre outros.
No vale do Itajaí a programação inclui 44 capacitações: Processamento de carne de frango; Processamento de carne suína; Bordado com patchcolagem; Inclusão digital rural - informática básica 2; Olericultura orgânica; Produção caseira de massas para congelamento; Emissão de nota fiscal eletrônica do produtor rural; Controle agroecológico de pragas e doenças; Beneficiamento e conservação de pescado; Turismo rural - identificação e seleção de oportunidades de negócios; entre outros.

Veja também

Senar/SC promove cerca de 30 cursos gratuitos no planalto serrano29/04/21 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), oferece no mês de maio cerca de 30 cursos gratuitos em vários municípios do planalto serrano. Os treinamentos, realizados em parceria com os Sindicatos Rurais, seguem todas as medidas de......
Aurora homenageia memória do ex-presidente Mario Lanznaster21/07/21 A Cooperativa Central Aurora Alimentos prestou uma homenagem, nesta semana, ao presidente Mario Lanznaster que faleceu em 18 de outubro do ano passado: o recém-construído edifício Administrativo III – localizado junto à......

Voltar para (Blog)