Postado em 10 de Agosto de 2020 às 15h26

Senar/SC inicia formação de nova turma em assistência técnica e gerencial no Sul do Estado

Trinta produtores de Timbé do Sul, Turvo e Ermo ingressam no programa em setembro

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) reuniu na última semana 30 produtores de frutas do Sul do Estado para apresentar a metodologia do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Fruticultura que inicia a formação da segunda turma em setembro na região. O encontro foi em Timbé do Sul e contou com a presença dos fruticultores locais e dos municípios vizinhos de Turvo e Ermo.
A partir do mês que vem, os produtores receberão assistência técnica e gerencial dos profissionais especializados do Senar durante dois anos para melhorarem produtividade, manejo, gestão e comercialização. De acordo com a supervisora do Senar na região Sul, Sueli Silveira Rosa, o objetivo do programa é acompanhar a produção, auxiliar os fruticultores no trabalho de campo e orientá-los no gerenciamento das atividades e na gestão dos negócios.
“São fruticultores organizados em associações, certificados pelo Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos e que produzem banana, maracujá e pitaya para abastecer o mercado regional. Nosso trabalho é apresentar a eles um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que priorize a gestão da atividade de forma eficiente e com isso permita alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais”, destaca Sueli.
Segundo a coordenadora estadual do programa, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, a metodologia dá suporte e direcionamento técnico aos produtores na gestão das propriedades. “É um modelo de assistência técnica continuado, que engloba todos os processos da cadeia produtiva e possibilita a realização de ações efetivas nas áreas econômica, social e ambiental, assim como os processos de gestão do negócio. Tudo isso possibilita a evolução socioeconômica da família e da comunidade”.
Esta é a segunda turma da ATeG em Fruticultura na região e será capacitada pelo Senar/SC em parceria com o Sindicato Rural de Timbé do Sul. A primeira foi formada em 2018, em Araranguá. A metodologia do programa está fundamentada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática de resultados. Além da coordenação estadual e da supervisão regional, a equipe da ATeG da cadeia é formada um supervisor técnico e uma técnica de campo.
“Temos muito orgulho deste programa que melhora o trabalho e a renda dos produtores e aumenta a produtividade em todas as cadeias atendidas no Estado. Nossa meta é ampliarmos o número de turmas e de produtores assistidos em todas as regiões”, ressalta o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antonio Zanluchi.
Neste período de pandemia, o trabalho de assistência técnica segue protocolo sanitário para atender todas as medidas determinadas pelos órgãos de saúde, entre elas, uso de máscaras, distanciamento social e higienização com álcool em gel.
MERCADO
De acordo com dados da Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri/CEPA), o Estado possui mais de 14 mil fruticultores e mais de 55 mil hectares de área colhida nas principais lavouras. É o segundo maior produtor de pitaya do País (330 mil toneladas), quarto produtor nacional de banana, com produção de 10,2% do total brasileiro e o terceiro na produção de maracujá — são 2,3 mil hectares de plantação, 80% deles na região Sul.
“São números que mostram a força do agronegócio catarinense nas mais diversas cadeias. O nosso programa chega para somar com o setor porque, além da técnica que melhora a eficiência e a eficácia do trabalho, a ATeG capacita para o empreendedorismo e aumenta a rentabilidade das famílias”, sublinha o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo.
 

Veja também

Feijoada Solidária arrecada mais de R$ 44 mil15/08/23 Evento foi realizado pelo Nucleovet e pelo Programa Viver. Recursos serão aplicados nas oficinas, na manutenção das instalações e na implementação de projeto de ESG...

Voltar para (Blog)