Postado em 13 de Março de 2020 às 14h54

Senar/SC envolve mais de 150 mulheres em atividades de prevenção

Evento especial no norte do Estado reuniu produtoras rurais de Major Vieira em palestras e ações educativas e de lazer 

Para alertar as mulheres do campo sobre a importância dos cuidados com a saúde, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), levou o programa Saúde da Mulher Rural para o município de Major Vieira na última semana, no norte do Estado. O dia foi dedicado a elas e reuniu 152 mulheres das comunidades de Rio Novo, Rio Vermelho, Serra Preta, Colônia Ruthes e Lageado Liso.


O programa contou com coleta de Papanicolau, testes rápidos para Sífilis, HIV, Hepatite B e C, palestras sobre prevenção ao câncer do colo do útero, atitudes para uma vida saudável, autoestima e violência contra a mulher, além do espaço da beleza que disponibilizou gratuitamente às mulheres corte de cabelo, manicure, maquiagem e massagens.
De acordo com a supervisora do Senar/SC na região norte, Carine Weiss, o evento homenageou as participantes pelo Dia da Mulher e oportunizou acesso à saúde e ao lazer às moradoras das comunidades mais distantes do município. “Foi extremamente importante atingir essas comunidades longínquas, que têm mais dificuldade em participar dos eventos. A ação dá acesso a várias atividades, em um momento de conscientização e cuidados com a saúde que é muito importante para elas. Foi uma oportunidade única para essas comunidades e essas mulheres convidadas. Essa é a maior relevância do evento”, destaca Carine.


Segundo a supervisora, além de reforçar questões sobre a prevenção ao câncer de colo de útero, câncer de pele, qualidade do sono, hábitos alimentares e exercícios físicos, o programa abordou duas questões que preocupam o Estado: a violência contra a mulher e o suicídio. As policiais militares que integram a Rede Catarina de Proteção à Mulher, soldados Meillin de Andrade e Marielle Gusrtinski, palestraram no evento sobre a legislação e o acesso aos direitos em casos de violência doméstica e feminicídio.
“Em Santa Catarina temos um índice altíssimo de feminicídio e informar as mulheres do campo sobre o tema é muito importante, porque elas vivem em áreas distantes dos órgãos de segurança e muitas vezes têm dificuldade em denunciar ou pedir proteção. Outro assunto relevante abordado foi o suicídio, uma preocupação em Major Vieira, que convive com altos índices. Foi um evento muito completo e esclarecedor”, ressalta Carine.


Para a técnica do Senar/SC e responsável pelos programas de saúde Gisele Kraieski Knabben, as ações do projeto garantem mais qualidade de vida às mulheres do campo. “O programa busca sensibilizar e conscientizar as mulheres, promovendo a saúde física e mental e provocando mudanças de comportamentos que impactam diretamente na vida delas”, sublinha Gisele.


Também participaram do evento o prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, os secretários municipais da Assistência Social, Saúde e Agricultura, além do presidente do Sindicato Rural do município, João Francisco de Mattos.


EM 2019
Segundo o presidente do sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, em 2019, foram atendidas 2.426 produtoras no programa Saúde da Mulher Rural em 10 municípios catarinenses. No ano passado foram realizados 1.701 exames de Papanicolau; 227 vacinas; 247 testes rápidos de Sífilis, 427 de HIV e 442 de Hepatite B e C; e 47 atendimentos nas áreas de oftalmologia, odontologia e nutrição.
Para este ano, estão programados mais 13 eventos que auxiliarão aproximadamente 1.800 produtoras rurais em todo o Estado.


“Além de promover os cuidados e o bem-estar físico das mulheres, o programa melhora a autoestima e oportuniza troca de experiências e mais qualidade de vida no campo”, enfatiza Pedrozo.
De acordo com o superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, uma das preocupações do programa é alertar as mulheres sobre a importância dos cuidados com doenças mais graves como o câncer do colo do útero. “A orientação é fundamental e contribui para o bem-estar das participantes. Oportunizar o acesso ao conhecimento é a grande contribuição do Senar, por meio deste programa”, destacou.

Veja também

Atenção produtores rurais: inscrições para os cursos técnicos gratuitos do Senar/SC vão até dia 19 de janeiro 02/01/23   O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC) está com o processo seletivo para quatro cursos da Rede e-TEC Brasil em oito polos catarinenses. Os interessados em se candidatar precisam ter concluído o ensino médio e podem se inscrever até o dia 19 de janeiro de 2023 pelo site etec.senar.org.br. As vagas prioritárias são......
CDL Chapecó: 50 anos atuando em favor do comércio lojista10/10/19 Cinco décadas se passaram desde que o empresário Oclides Antônio Cansian teve a missão de fundar e presidir o Clube de Dirigentes Lojistas de Chapecó, em abril de 1969. A entidade, que em 1994 passou a denominar-se......

Voltar para (Blog)