Postado em 01 de Setembro de 2020 às 15h37

Senar/SC capacita novos técnicos para prestar assistência aos produtores

Programa conta com 40 novos profissionais que auxiliam no trabalho de campo e no gerenciamento das propriedades rurais em todo o Estado

 
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC) está capacitando neste mês os novos técnicos do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que auxilia os produtores rurais no trabalho de campo e na gestão das propriedades. São 40 novos profissionais em atuação no Estado, onde há novas turmas de produtores assistidos e novas cadeias ofertadas.
De acordo com a coordenadora estadual da ATeG, Paula Araújo Dias Coimbra Nunes, o treinamento alinha a metodologia nacional do programa e reforça as técnicas aplicadas em Santa Catarina nas cadeias leiteira, pecuária de corte, ovinocultura, piscicultura, agroindústria artesanal e fruticultura. Nesta semana, 28 profissionais estão sendo treinados a distância e de forma virtual, método adaptado para o período de pandemia. De 14 a 16 de setembro, outros 12 técnicos passam pelo aperfeiçoamento.
“Todo ano surgem novas turmas de produtores e temos contratação ou substituição de técnicos que atuam no programa. O treinamento é essencial para alinharmos todos à metodologia da ATeG e repassarmos de que forma o Estado trabalha para desenvolver as cadeias. São aperfeiçoados os procedimentos de cálculo de produção, atuação dos técnicos de campo e gerenciamento das atividades”, detalha Paula ao ressaltar que a capacitação é ministrada pelo instrutor do SENAR/SC, Erno Menzel.
Ao todo, o Sistema FAESC/SENAR-SC conta com 135 técnicos de campo que prestam assistência técnica e gerencial para cerca de 4.000 produtores rurais em todas as regiões do Estado. Além das seis cadeias citadas, o programa atua também na maricultura, apicultura e olericultura. Neste ano, a novidade é a inclusão da agroindústria artesanal, que atenderá, inicialmente, produtores e trabalhadores de pequenos e médios empreendimentos do setor nas regiões oeste e sul do Estado. Os Sindicatos Rurais de Chapecó e de Nova Veneza estão com inscrições abertas para as primeiras turmas assistidas na cadeia que inicia em outubro. 
Para o presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, o aperfeiçoamento técnico é fundamental para a melhoria dos processos no campo e para o desenvolvimento do setor no Estado. “Nossos profissionais estão próximos dos produtores e os auxiliam no manejo das atividades diárias e no gerenciamento das propriedades para aumentar produção e renda das famílias. Com técnica e maior qualificação conseguimos fortalecer os trabalhadores e o agronegócio como um todo”.
METODOLOGIA
A Assistência Técnica e Gerencial do SENAR/SC oferece ao produtor rural um modelo de adequação tecnológica associada à consultoria gerencial, que prioriza a gestão da atividade de forma eficiente e permite alcançar mudanças efetivas no ambiente das empresas rurais. A metodologia do programa é aplicada em cinco etapas: diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico; adequação tecnológica; capacitação profissional complementar e avaliação sistemática dos resultados. Os produtores assistidos recebem a visita do técnico uma vês por mês, além de acompanhamento contínuo a distância.

“As nossas metas são buscar a eficiência e a eficácia para elevar a renda e a produtividade dos produtores, elaborar o planejamento estratégico das propriedades e capacitar os trabalhadores para o empreendedorismo e a gestão dos negócios”, sublinha o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antonio Zanluchi.

Veja também

Fiesc reúne Sindicatos patronais da indústria em Pinhalzinho18/09/24 A primeira fase da reunião consistiu em visita guiada ao canteiro da nova unidade do SENAI em Pinhalzinho que se encontra em obras, com previsão de ser inaugurada em janeiro do próximo ano....

Voltar para (Blog)