SENAI promove programação gratuita de qualificação durante a Techcon
Seminário e minicursos abordarão inovação, eficiência, planejamento de obras e segurança do trabalho nos dias 27 e 28 de agosto.
A programação inicia nesta quinta-feira (27), das 8h às 10h30, no SENAI Chapecó, com o I Seminário da Construção Civil.
Profissionais, empresários e estudantes poderão ampliar conhecimentos durante a programação gratuita de qualificação da Techcon 2026. Nos dias 27 e 28 de agosto, um seminário e três minicursos abordarão temas relacionados à inovação, gestão, produtividade, planejamento de obras e segurança do trabalho. As atividades são promovidas pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), por meio do SESI e do SENAI/SC, em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon Oeste) e o Sindicato da Habitação do Oeste de Santa Catarina (Secovi Oeste/SC).
A programação inicia nesta quinta-feira (27), das 8h às 10h30, no SENAI Chapecó, com o I Seminário da Construção Civil. O encontro reunirá especialistas para discutir desafios e transformações do setor.
Kátia Bertol abrirá o seminário com a palestra “Cidades Inteligentes”, voltada ao planejamento, à tecnologia e às soluções para o desenvolvimento dos municípios. Na sequência, Sidnei Natal Milak apresentará o tema “Do Desperdício à Eficiência: Como o Lean Construction Transforma o Canteiro de Obras”, com foco na redução de perdas, na melhoria dos processos e no aumento da produtividade.
A responsabilidade dos profissionais do setor será abordada por Cindy Zanettin na palestra “Responsabilidade Civil da Engenharia”. A especialista também participará, ao lado de Lucas Bergmann, do debate “Obra + Segura e Gestão de Terceiros”, que tratará dos cuidados necessários para promover ambientes de trabalho seguros e relações adequadas com empresas e profissionais terceirizados.
Alexandre Fiorini encerrará a programação com a palestra “Construção Civil em Dados”. A apresentação oferecerá um panorama do setor a partir de informações que auxiliam a análise do mercado e a tomada de decisões.
Unidade Móvel do SENAI
Também nesta quinta-feira (27), a Unidade Móvel do SENAI/SC receberá dois minicursos no Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi, Efapi. Instalada em uma carreta e equipada como laboratório, a estrutura permite levar educação profissional e atividades práticas a diferentes regiões, além de aproximar a formação técnica das necessidades das indústrias e comunidades.
Das 14h às 15h30, Roni Brandt ministrará o minicurso “Planejamento de Reformas Residenciais”. Técnico em edificações e especialista de ensino do SENAI, Brandt apresentará orientações para organizar as etapas de uma reforma e tornar sua execução mais eficiente.
Na sequência, das 15h30 às 17h, Sidnei Natal Milak conduzirá o minicurso “Kaizen: Organização que Gera Resultados”. A atividade mostrará como a melhoria contínua e a organização dos processos podem elevar a produtividade. Engenheiro de materiais e especialista em gestão empresarial, Milak possui experiência em Lean Construction, eficiência térmica, processos cerâmicos e adequação de produtos às normas técnicas.
A programação encerra na sexta-feira (28), das 15h às 17h, com o minicurso “NR6 e NR18”, ministrado por Alexandra Loss. O conteúdo será direcionado às normas sobre equipamentos de proteção individual e medidas de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção. Alexandra é técnica em segurança do trabalho, graduada em Gestão de Recursos Humanos e pós-graduada em Psicologia Organizacional.
As atividades integram a programação da segunda edição da Techcon e do 20º Salão do Imóvel, realizados de 26 a 30 de agosto, na Efapi, em Chapecó. A feira reúne mais de 300 expositores dos segmentos da construção civil, arquitetura, engenharia, tecnologia e mercado imobiliário.
Serviço
I Seminário da Construção Civil Data: 27 de agosto de 2026, quinta-feira Horário: das 8h às 10h30 Local: SENAI Chapecó Informações e inscrições: feiratechcon.com.br/seminários
Minicursos na Unidade Móvel do SENAI Datas: 27 e 28 de agosto de 2026 (quinta-feira e sexta-feira) Local: Parque de Exposições Dr. Valmor Ernesto Lunardi (Efapi), em Chapecó Inscrições: feiratechcon.com.br/minicursos
Brasil, o novo aquário do mundo29/Ago/202229/08/22há 3 anos Segunda-feira, 29 de Agosto de 202229/08/2022Inicia nesta semana em Foz do Iguaçu o IFC BRASIL 2022, maior evento do setor de pescado no Brasil...