Postado em 29 de Agosto de 2023 às 13h40

SENAI de Xanxerê recebe reunião dos prefeitos da AMAI

Lideranças também conheceram a unidade do SENAI, as ampliações realizadas recentemente e inauguradas na última semana

Pablo Felipe Bittencourt explanou sobre a reforma tributária.

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) realizaram reunião no SENAI de Xanxerê, na última semana. Integrou a programação a participação do economista chefe da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Pablo Felipe Bittencourt, que explanou sobre a reforma tributária. Ele abordou o impacto que a mesma terá na arrecadação e na economia dos municípios.
Na oportunidade, o gerente executivo SENAI, SESI e IEL na regional oeste, Jardel Carminatti, e o coordenador da unidade do SENAI, Willi Robert Sobotka, conduziram os participantes a uma visita aos laboratórios e espaços que foram construídos e revitalizados. Na última semana, foram inauguradas as ampliações e modernizações da unidade, que passa a contar com novos laboratórios de solda e multidisciplinar, novo laboratório de Sistema Elétrico de Potência (SEP), atualização dos demais e aquisição de veículos didáticos para o laboratório automotivo. Ainda este ano, receberá um laboratório com bancadas modulares 4.0.
A unidade passa a oferecer também plataforma de treinamento do SESI para trabalho em altura (NR 35), que capacita trabalhadores que atuam nestas condições, reproduzindo cenários semelhantes aos do ambiente industrial. A estrutura possibilita exercícios com cordas, cintos de segurança, dispositivos de ancoragem e diversos equipamentos para evitar acidentes com queda de altura.
Carminatti salientou que até o fim deste ano a FIESC investirá mais de R$ 3 milhões no SENAI de Xanxerê. “A intenção é modernizar os ambientes educacionais, o que possibilita formar profissionais mais preparados para as demandas da indústria e para as necessidades da região. Temos uma estrutura física ampla, com salas de aula e laboratórios, cursos voltados para a qualificação de pessoas, tanto para capacitar quem já atua na área, quanto para atrair e formar novos profissionais, além dos serviços do SESI e do IEL”, frisou.
O SENAI é uma das entidades da FIESC, que congrega ainda o SESI, o IEL e o CIESC. Em Xanxerê, a atuação do SENAI começou há 34 anos, como agência de treinamento, junto à Prefeitura de Xanxerê. Com a atual unidade, passou a atuar a partir de 1993, com cursos de aprendizagem industrial e qualificação profissional.
Desde então, a unidade já contribui para a formação de mais de 45 mil alunos em Xanxerê. O SENAI capacita e requalifica pessoas de Xanxerê e região, com cursos voltados para os setores das indústrias e focados nas novas tecnologia e na indústria 4.0.
         A unidade SENAI de Xanxerê dispõe de uma área total construída de 2,5 mil metros quadrados e um quadro de colaboradores formado por 57 professores, instrutores e equipe de apoio.

Participantes visitaram laboratórios e espaços que foram construídos e revitalizados.

Até o fim deste ano a FIESC investirá mais de R$ 3 milhões no SENAI de Xanxerê.

Em Xanxerê, a atuação do SENAI começou há 34 anos.

Veja também

Voltar para (Blog)