Postado em 18 de Julho de 2023 às 13h36

SENAI de Xanxerê e ACIX debatem sobre novas parcerias

Lideranças empresariais da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê participaram de reunião e de visita técnica no SENAI

Romeu Meneguzzi, Vera Lucia Kochhann, Renata, Gilvana Botta e Jardel Carminatti

O município de Xanxerê possui uma economia diversificada, com indústrias que atendem os mercados regionais, estaduais, nacional e exterior. Os projetos arrojados da classe produtiva contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do município e da região. Para fortalecer parcerias e avaliar ações para o crescimento, dirigentes da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e da Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX) se reuniram na última semana.
Foi realizada reunião e uma visita técnica no SENAI, onde os empresários conheceram a estrutura da unidade. Participaram o presidente da ACIX, Romeu Meneguzzi; a coordenadora do Núcleo de Concessionárias e Implementos da ACIX, Vera Lucia Kochhann; a nucleada da ACIX e presidente do SIMMEX, Renata Seraglio; a coordenadora da Feira do Núcleo de Concessionárias e Implementos da ACIX (Fenax), Gilvana Botta; o diretor de Comunicação, Marketing e Social da ACIX, Vilson Picolli; o professor do Núcleo de Eletromecânica do SENAI, André Umberto Faccioni; e o gerente executivo do SESI, SENAI e IEL na regional oeste, Jardel Carminatti.
Carminatti salientou que outro tema do encontro foi conhecer as necessidades das empresas e identificar de que maneira o SENAI pode contribuir ainda mais. “Temos uma estrutura física ampla, com salas de aula e laboratórios, e cursos voltados para a qualificação de pessoas, tanto para capacitar quem já atua na área, quanto para atrair e formar novos profissionais”.
Vera enfatizou o potencial de Xanxerê. “A visita ao SENAI foi muito interessante, conhecemos os espaços, as salas de aula e os laboratórios. É grandioso para o município. Às vezes nem sabemos o potencial que possuímos. Sempre temos falta de mão de obra e conversamos também sobre as possibilidades de parcerias para trabalharmos juntos no desenvolvimento das empresas e do município”.
O gerente executivo do SENAI, SESI e IEL reforçou sobre o papel do Senai na formação de profissionais qualificados e preparados para atender as demandas das empresas e na preparação das pessoas para que tenham êxito em suas formações. “Os cursos são demandas dos municípios e o SENAI atua justamente para atender a necessidade de qualificação de pessoas. Em constantes conversas com os industriais, temos a informação que faltam pessoas qualificadas para assumirem as vagas disponíveis, inclusive com salários bem atrativos. Por isso, queremos estar próximos das entidades empresariais e das empresas para entender as demandas e contribuir na busca de soluções, apoiando para que as empresas sigam crescendo e sendo competitivas”, salientou Carminatti.
No encontro, foi debatida a participação do SESI e do SENAI na Fenax. A feira é voltada ao fortalecimento das empresas integrantes do Núcleo de Concessionárias e Implementos e para aproximação com os clientes. Acontecerá nos dias 18 e 19 de agosto no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, em Xanxerê. A Fenax oportunizará lançamentos, produtos e serviços nas linhas de concessionárias, implementos agrícolas e rodoviários das empresas nucleadas, além de uma gama de empresas do setor. A realização é da ACIX, através do Núcleo de Concessionárias e Implementos, com apoio da Fenabrave, prefeitura de Xanxerê e Cerumar.
 De acordo com Carminatti, o segmento é um dos atendidos pelo SENAI com cursos de formação e de qualificação. “O setor é pujante no município e podemos contribuir tanto com profissionais qualificados, quanto com serviços que o SENAI pode disponibilizar para as empresas”, destacou.
Também foi avaliada a participação das entidades da FIESC na segunda edição da Feira da Associação Empresarial de Xanxerê (Faex Energy). A feira mostrará o potencial que Xanxerê tem em energias renováveis, especialmente relacionada à elétrica.
SOBRE O SESI E O SENAI
A unidade do SENAI em Xanxerê é uma das mais dinâmicas e bem equipadas do Sistema FIESC. Dispõe de uma área total construída de 2.500 metros quadrados e um corpo docente formado por 57 professores, instrutores e equipe de apoio. Está presente no município há 40 anos e, nesse período, formou mais de 40 mil alunos.
O SESI está presente em Xanxerê com unidade de 900 metros quadrados, com 16 profissionais das áreas da saúde e educação básica. Tem uma atuação voltada principalmente à saúde e à segurança do trabalho. Hoje atende mais de 90 empresas de Xanxerê e municípios do entorno, com exames médicos ocupacionais, aplicação de vacina da gripe, audiometrias, procedimentos como eletrocardiograma, eletroencefalograma e espirometria, dentre outros serviços.

Jardel Carminatti, Romeu Meneguzzi, Vilson Picolli, André Umberto Faccioni, Gilvana Botta e Vera Lucia Kochhann

Encontro ocorreu na última semana.

Veja também

IFC discute pescado e segurança alimentar 15/09/23 A CEO do IFC Brasil e Fish Expo, Eliana Panty, observa que a diversidade do consumo de pescado é alta em todo o mundo, uma vantagem para o Brasil (Foto: divulgação)....

Voltar para (Blog)