SENAI de Chapecó conquista 1º lugar na etapa estadual da WorldSkills
Marcelo Fabi conquistou o primeiro lugar na Seletiva WorldSkills.
O SENAI de Chapecó foi destaque na Seletiva Estadual WorldSkills em Fresagem CNC. Após três meses de dedicação, o estudante dos cursos Técnico em Eletromecânica e Qualificação de Torneiro Mecânico, Marcelo Fabi, conquistou o primeiro lugar na Seletiva WorldSkills. Inscreveram-se para a etapa estadual, que ocorreu em junho, as unidades do SENAI de Chapecó, Joinville, Criciúma, Lages e Brusque.
A Seletiva WorldSkills é um dos mecanismos de aprimoramento da prática pedagógica do SENAI. A competição exigiu muito treino. O estudante participou de uma imersão na indústria parceira Frigotec, onde pode aprimorar suas habilidades. Após, passou a treinar no SENAI de Chapecó com acompanhamento técnico de corpo de docentes, para habituar-se com o equipamento e com o ritmo da prova.
Para o supervisor de educação do SENAI de Chapecó e organizador do evento na unidade, Jonas Coser, o trabalho pedagógico foi muito importante para o resultado alcançado. “Ficamos felizes e orgulhosos pela conquista do Marcelo. Nós, enquanto escola, contribuímos para o aprimoramento das habilidades e para o estímulo, o protagonismo e o potencial dos nossos alunos”, relata.
Na opinião de Marcelo essa conquista oportunizou associar teoria à prática e, dessa forma, adquirir conhecimento mais amplo. “Estou ficando cada vez mais qualificado por conta dessa competição. Cada dia busco algo novo para aprender e principalmente aplico na prática toda teoria que eu absorvo”, analisa.
Os professores que contribuíram para o sucesso dessa trajetória foram: Lucas Soccol e Fabio Bet (apoio com conhecimento de competições); Maycon Picoli Colombo, (professor orientador avaliador); Jonas Coser (organizador) e Paulo Cesar Schervinski (ex-professor). Na Frigotec, auxiliaram Claudemir Jung (sócio proprietário) e Marcelo Augusto Andrade (instrutor de imersão).
Agora, Marcelo Fabi participará da etapa nacional, no segundo semestre deste ano. Os vendedores dessa fase irão para o mundial, a WorldSkills International (WSI), que está programada para acontecer em 2024 na cidade de Lyon, na França.
A COMPETIÇÃO
A WorldSkills é considerada a maior competição de educação profissional do mundo. O objetivo é reunir jovens qualificados para participar de disputas voltadas para a educação profissional. Cada país seleciona seus representantes, por meio de seletivas regionais e nacionais. No Brasil, o SENAI e o SENAC são responsáveis pela seleção dos competidores. A WordSkills avalia as habilidades vocacionais e técnicas dos participantes em diferentes áreas profissionais e busca promover o desenvolvimento e o reconhecimento de habilidades específicas em jovens profissionais e estudantes.
Jonas Coser explica que os candidatos devem cumprir alguns requisitos básicos para participar, como estar matriculado em uma instituição de ensino ou ser um jovem profissional com experiência na área relacionada à competição. Além disso, é importante ter habilidades técnicas relevantes para a área específica em que a competição se concentra, como eletrônica, mecânica, entre outras. “Nossa classificação se deu na etapa estadual na modalidade de fresagem CNC”, frisa.
Seletiva WorldSkills é um dos mecanismos de aprimoramento da prática pedagógica do Senai.
Conquista oportunizou associar teoria à prática.
Veja também
Sicredi celebra Dia C com Campanha de Doação de Alimentos30/Jun/202230/06/22há 3 anos Quinta-feira, 30 de Junho de 202230/06/2022A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG iniciou nesta semana a Campanha de Doação de Alimentos em Chapecó. O objetivo é arrecadar produtos alimentícios e entregar a entidades do município para que beneficiem pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa segue até o fim de julho e marca as comemorações ao Dia......
Epagri/Cepa estima 43% de perdas na safra catarinense de milho e de cerca de 30% na de soja21/Jan/202221/01/22há 3 anos Sexta-feira, 21 de Janeiro de 202221/01/2022 As chuvas irregulares e mal distribuídas em dezembro e janeiro em Santa Catarina podem acarretar perdas de em média 43% na safra catarinense do milho e de cerca de 30% na de soja, segundo estimativas da Epagri/Cepa. A estiagem......
Happy Hour Empresarial estimula troca de experiências29/Jun/202329/06/23há 2 anos Quinta-feira, 29 de Junho de 202329/06/2023Administração Municipal e Espaço do Empreendedor de Saudades realizam Happy Hour com empresários (Foto: divulgação)....