Postado em 25 de Fevereiro de 2022 às 16h57

SENAI Chapecó potencializa ensino com entrega de novo laboratório

Entidade inaugurou laboratório automotivo esta sexta-feira (25). Desde 2012 estrutura funcionava em espaço locado

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

MB Comunicação

 

Proporcionar maior desenvolvimento aos estudantes da área de mecânica automotiva é um dos objetivos do SENAI Chapecó, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), com a entrega do novo laboratório automotivo. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (25), com a presença de lideranças do Sistema FIESC e de parceiros. O laboratório atenderá principalmente os estudantes do Curso Técnico em Manutenção Automotiva. O investimento na nova estrutura, com área de 164 metros quadrados, foi de R$ 250 mil.
O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL nas regionais Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti, frisou que o SENAI Chapecó atua na área automotiva desde 2012. Porém, a estrutura funcionava em espaços locados. “Agora, os alunos podem viver todo o ecossistema do SENAI, usufruir de outros laboratórios complementares e das áreas comuns, o que possibilita mais qualidade na educação e aprimoramento do processo ensino-aprendizagem”.
Para o presidente do Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec), Nei Roberto Hermes, a nova estrutura possibilitará mais aprendizado e atualização para os profissionais do setor. “Estamos buscando cada vez mais aproximação com o SENAI, pois é uma entidade que, assim como o mercado de trabalho, procura evoluir tanto no ensino quanto em tecnologia e inovação. Sabemos que a tecnologia evolui muito nessa área e precisamos acompanhar”.
O coordenador do Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Evandro Tolotti, destacou a importância do curso oferecido pelo SENAI. “É um curso focalizado na prática e isso vai ao encontro do que as empresas do nosso setor necessitam. Os alunos saem com uma base muito boa do trabalho no dia a dia de uma automecânica. Além disso, o SENAI tem outras parcerias, a exemplo de concessionárias e grandes empresas do setor, que são importantes para a preparação dos estudantes, contribuindo com o ensino, aliando teoria e prática”.
A secretária de Assistência Social de Chapecó, Elisiani Schimit Sanches, salientou que a qualificação é fundamental para pessoas que estão fora do mercado de trabalho conseguirem se recolocar. “O poder público reconhece a necessidade da parceria com o Sistema S. Na assistência social acompanhamos milhares de casos de desemprego e atuamos para dar oportunidade à essas pessoas. Para isso, precisam de qualificação. Assim, terão autonomia financeira para gerir a sua vida e da sua família, passando a não depender mais do poder público. O Curso Técnico em Manutenção Automotiva é um dos que provavelmente iremos ofertar gratuitamente a esse público”.
O Curso Técnico em Manutenção Automotiva forma profissionais aptos para realizar diagnósticos de manutenção corretiva e preventiva. Entre as atribuições estão: avaliar sistemas e componentes automotivos, montar/desmontar sistemas e instalar equipamentos e acessórios em veículos. O técnico em Manutenção Automotiva pode atuar em montadoras, concessionárias, revendas, oficinas mecânicas, empresas da área agrícola e em órgãos de vistoria, inspeção e certificação veicular.
EDUCAÇÃO E SAÚDE
Além dos cursos técnicos, que estão com 19 turmas em andamento neste ano, o SENAI atua com cursos de aprendizagem industrial, qualificações, ensino médio e possui a Faculdade SENAI Chapecó. “Somos uma das maiores escolas do município que oferece ensino médio, com quase 200 alunos. No total, temos aproximadamente 3 mil estudantes. Nossa intenção, no futuro, é ter todo o ciclo, desde o ensino infantil até a pós-graduação”, sublinhou Carminatti.
O vice-presidente regional Oeste da FIESC, Waldemar Schmitz, enfatizou sobre a estrutura do Sistema FIESC, que engloba SESI, SENAI e IEL para atender as demandas da indústria. “Além dessas entidades, também temos o Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas que, em 2020, de maneira rápida e eficiente, adquiriu equipamentos e capacitou profissionais para fazer exames de PCR para covid-19. Isso resultou na instalação do Laboratório de Biologia Molecular (Biomol) junto ao SENAI Chapecó”.

Veja também

Mudança em regras trabalhistas dará fôlego aos pequenos negócios 25/03/20   A Medida Provisória 927 define as regras para a relação entre empresas e trabalhadores durante a pandemia do Coronavírus. A iniciativa, segundo o Governo, tem o objetivo de preservar o emprego e a renda e prevê as ações que podem ser adotadas pelos empregadores: teletrabalho, antecipação de férias individuais, concessão de......

Voltar para (Blog)