Postado em 20 de Maio de 2019 às 17h42

Semana do MEI inicia com atendimento especial e capacitações na região Oeste

Os microempreendedores individuais (MEIs) e profissionais que querem formalizar seus negócios terão uma programação intensa voltada especialmente para esclarecer dúvidas, ampliar conhecimentos e auxiliar nos aspectos que envolvem a categoria. Trata-se da Semana do MEI 2019 promovida gratuitamente pelo Sebrae em todo o País, que iniciou nessa segunda-feira (20) e segue até o fim de semana.
A programação inclui oficinas, palestras e atendimentos aos donos de pequenos negócios e potenciais empresários enquadrados como MEI, ou seja, atividades comerciais e de serviços cujo faturamento é de até R$ 81 mil por ano. Simultâneo à Semana do MEI, instituições financeiras e bancos promovem a Semana de Educação Financeira, que também oferta atividades e atendimento a este público.
 O objetivo é auxiliar quem quer formalizar seu negócio e oferecer orientações aos MEIs sobre gestão, inovação, finanças e benefícios da categoria jurídica. Na área de abrangência da coordenadoria regional Oeste do Sebrae/SC, as ações ocorrerão nos municípios de Abelardo Luz, Concórdia, Chapecó, Entre Rios, Pinhalzinho, Xanxerê, Xaxim, entre outros.
Entre as principais atividades está o Plantão da Declaração Anual que auxiliará no preenchimento e entrega do documento no prazo.  A entrega da Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional (DASN) é uma das obrigações da categoria jurídica e deve ser realizada até o dia 31 de maio de 2019.  Com o envio do documento, o MEI mantém em dia as obrigações fiscais e garante direitos previdenciários como aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade, entre outros. “Além de pagar multa, se não entregar a declaração, o MEI ficará inadimplente com o Simples Nacional e não poderá obter certidão negativa de débito junto à Receita Federal, necessária para contratar um financiamento, por exemplo”, alerta o gerente regional oeste do Sebrae/SC, Enio Alberto Parmeggiani.
Informações na coordenadoria regional Oeste do Sebrae/SC (49 3330 2800), Sala do Empreendedor de Chapecó (49 3319 1028), Sala do Empreendedor de Xanxerê (49 3441 8500), unidade do Sebrae em Xanxerê (49 3433 2600), Sala do Empreendedor de Abelardo Luz (49 3445-4322) e na   Associação Empresarial de Pinhalzinho (49 3366-1016). 

 

Programa Cidade Empreendedora
Em alguns munícipios (Abelardo Luz, Concórdia, Chapecó), a iniciativa integra também as ações do Programa Cidade Empreendedora promovido pela Prefeitura com apoio do Sebrae/SC. Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, o Programa Cidade Empreendedora permite que os municípios instituam estratégias e avancem em ações práticas para apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local. Chapecó aderiu neste ano ao ciclo II do projeto com o objetivo de dar sequência às ações, mas agora, com um nível maior de complexidade. O município esteve entre os 38 do Estado que participaram da primeira fase, realizada entre o início de 2017 e o fim de 2018. Para a realização das atividades, o Sebrae disponibiliza profissionais e técnicos que atuam na implantação de soluções de impacto nos eixos de desburocratização, lideranças, sala do empreendedor, compras públicas, educação empreendedora, estudos e pesquisas, planejamento estratégico da gestão municipal, gestão de projetos e plano de desenvolvimento econômico.  Clique e veja mais!

Veja também

SEMINÁRIO E DIA DE CAMPO NO MEIO OESTE: FAESC reúne 1.200 produtores em Campos Novos para aprimoramento da pecuária de corte16/09/19 Cerca de 1.200 produtores rurais participarão no dia 27 deste mês de setembro, em Campos Novos, no meio oeste catarinense, do 2º DIA DE CAMPO E SEMINÁRIO ESTADUAL DO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL EM PECUÁRIA DE CORTE organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC) e Serviço Nacional de......
Agricultura Familiar deve movimentar R$ 42 bi na região Sul21/07/23 Plano Safra foi lançado nesta sexta (21), em Chapecó (SC), com a presença do ministro Paulo Teixeira e do presidente do Sebrae, Décio Lima. Santa Catarina receberá quase 10 bilhões...

Voltar para (Blog)