Postado em 26 de Maio de 2021 às 16h57

Semana da Indústria 2021: há vagas de trabalho na região, mas faltam profissionais qualificados

O cenário econômico em 2020 foi desafiador em função da pandemia, mas neste ano houve retomada de diversos setores. Santa Catarina se destaca nacionalmente. A produção industrial do Estado cresceu 36,5% em março, em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a média nacional foi de 10,5%. Paralelamente ao crescimento da economia, surgem também novas vagas de trabalho. Somente na plataforma do Movimento SC pela Educação foram registradas, até o fim de abril, 804 vagas ativas de emprego ou estágios nos setores de indústria, comércio, serviços, turismo e transporte. De acordo com os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), no primeiro trimestre deste ano foram gerados 86,8 mil postos formais de trabalho no Estado.
            Os dados foram apresentados nesta semana durante o Painel Mercado de Trabalho e Competências Profissionais, programação local da Semana da Indústria 2021. O evento marca o Dia da Indústria (25 de maio), e o aniversário de 71 anos da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Participaram os empresários Nei Roberto Hermes, da Prixma Automação Industrial e presidente do Sindicato Empresarial das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da Região de Chapecó (Simec); José Paulo Dal Pont, da Dal Pont Otimização Industrial e integrante da diretoria do Simec; e os professores do SENAI Ivan Antonio Cassol e Graziela Scopel Borges.
            Hermes contou que foi aluno do SENAI e construiu sua trajetória a partir do conhecimento que adquiriu na entidade. “Existe uma infinidade de indústrias e trabalhos para inúmeras profissões diferentes. O SENAI proporciona boa parte dos profissionais para essas vagas”, comentou, ao acrescentar que o setor eletrometalmecânico está em expansão, mesmo com a pandemia.
            Dal Pont destacou que Chapecó é um polo de fabricação de máquinas e equipamentos para a agroindústria e todos os setores vinculados, tendo um amplo reflexo no mercado externo. “As empresas locais estão competindo com grandes multinacionais. A indústria local teve uma grande evolução e, junto, aumentou a necessidade de mão de obra capacitada, mas há falta de pessoas”, salientou.
            Para Hermes, as empresas precisam de profissionais que queiram evoluir. “Não precisa chegar sabendo tudo, de todos os procedimentos técnicos, mas que tenha vontade de aprender, que acompanhe as tendências e tecnologias”, expôs, ao acrescentar que é o mercado que determina as exigências e habilidades dos profissionais. “Há dificuldade de encontrar pessoas em todas as áreas. O mercado tem potencial para quem se dedicar”, acrescentou Dal Pont.
            Cassol destacou que os cursos técnicos do SENAI têm a missão de formar pessoas para atuar nas indústrias. “Além de proporcionar a formação e a capacitação para as necessidades atuais, temos como meta garantir a empregabilidade no fim do curso. Nos preocupamos com as competências técnicas, mas também com a postura profissional”.
            Graziela explanou sobre as principais competências socioemocionais, que são: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, proatividade, comunicação, planejamento e organização, controle emocional e liderança. “São habilidades essenciais, independentemente da área de atuação. Pesquisas mostram que nove em cada dez profissionais são contratados pelas competências técnicas e desligados pela falta de competências socioemocionais”, relatou. A professora ressaltou que esses temas são desenvolvidos ao longo dos cursos do SENAI. “Existem outras habilidades importantes. Trabalhamos elas durante o ano e os alunos vão desenvolvendo ao fazer as tarefas, ao interagir com os colegas e professores. É um processo, precisamos buscar o desenvolvimento o tempo todo”, salientou.
PROGRAMAÇÃO NO OESTE
            O gerente executivo do SESI, SENAI e IEL nas regionais Oeste e Extremo Oeste, Jardel Carminatti, ressaltou que a programação local da Semana da Indústria traz temas relevantes e atuais. “São eventos que acontecem paralelamente à programação estadual e que fornecem conteúdos de qualidade. Já tivemos relatos de empreendedores sobre suas experiências e debate sobre o mercado de trabalho. A programação segue durante a semana com oficina e debate de outros temas importantes para a formação dos estudantes”, concluiu.
No oeste, a programação para celebrar o Dia da Indústria envolve estudantes de todas as modalidades de ensino e comunidade em geral. A transmissão é feita pelo YouTube do SESI e SENAI. As turmas de aprendizagem industrial promovem um bate-papo com gestores convidados. A programação da região contempla a Exposição Indústria 4.0, nas bibliotecas das unidades do SESI e SENAI.
 
Programação NO grande oeste
 
26/05 | 19h15
Veículos elétricos e estação de recarga veicular
Rafael Nunes | RNunes Representações WEG
 
27/05 | 7h30
Café com Gestores
Marcio Vaccaro | Rafitec S/A | Sindialimentos
Irton Lamb | D'Lamb Sport
 
27/05 | 19h15
Cenários da educação profissional no Brasil
Gustavo de Moraes | INEP
 
28/05 | 19h15
Perícias judiciais e o profissional de segurança do trabalho
Jéssica Klemm Nuremberg | Perita Judicial | SENAI
 
Possibilidades de qualificação profissional ofertadas pelo SESI/SENAI contribuindo para atender as demandas da indústria contemporânea
Willi Robert Sobotka | SENAI
Josiane Betat da Silva | SENAI
 
31/05 | 19h15
Segurança de uso de sistemas
Maurício Guedes | Flex Smart
 
02/06 | 19h15
Gestão de qualidade para certificação ISO
Ivania Maria Rossi | ACIC
 
Segurança de máquinas industriais
Isaque Leão | JAV Automação Industrial
 
Informações sobre a programação: aline.kothe@sc.senai.br.

Veja também

Representantes de SC participam do curso do Programa Cadec Brasil no Distrito Federal 27/09/22 Representantes do Sistema Faesc/Senar-SC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) participaram na última semana (12 a 16) do curso do Programa Cadec Brasil (Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração), no Distrito Federal. A iniciativa foi da......
Sicredi distribui mais de R$ 14 milhões aos associados11/04/22 A Sicredi Região da Produção RS/SC/MG creditará na conta de seus associados, nesta quinta-feira (14), o valor referente à participação nos resultados do exercício 2021. A Cooperativa encerrou o ano com......

Voltar para (Blog)