Postado em 31 de Maio de 2022 às 10h47

Sebraetec avalia vinhos do oeste catarinense

A partir das notas dadas por enólogos, produtores receberão feedback e soluções para melhorar a qualidade das bebidas

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
            Mais de 60 produtores de vinho de nove municípios que recebem as consultorias tecnológicas do Sebraetec no oeste catarinense participaram, na última semana, da Avaliação Regional de Vinhos. Em quatro etapas, realizadas de quinta-feira (26) até sábado (28), em Ponte Serrada, Pinhalzinho, Marema e Quilombo, consultor credenciado ao Sebrae/SC e técnicos da Epagri coletam amostras que são avaliadas por seis enólogos.
            A partir da avaliação, estes dão notas às produções e analisam o que precisa ser melhorado em cada aspecto. Com isso, os vitivinicultores recebem feedback sobre a qualidade do vinho e posteriormente, orientações e soluções para resolver possíveis problemas nas bebidas. Além disso, os vinhos recebem premiações, divididos nas categorias ouro, prata e bronze.
            O enólogo e consultor credenciado ao Sebrae/SC, Fabio Ecco, destaca que esse retorno ao produtor é fundamental para a melhoria da qualidade do produto e para o incentivo à profissionalização da vitivinicultura na região.
            Nos municípios da região, o trabalho de acompanhamento e capacitação dos produtores já é realizado há vários anos. Os vitivinicultores recebem consultoria técnica com visitas mensais às propriedades para a profissionalização da produção de uvas e vinhos.
            Ecco enfatiza que os resultados do acompanhamento são visíveis. “Observamos uma melhora gradativa da qualidade das bebidas e podemos destacar o investimento dos produtores na adequação das suas cantinas às normas sanitárias do Ministério da Agricultura, para buscar o registro e poder comercializar os produtos no mercado”, aponta.
            O consultor reforça a importância da profissionalização e dos benefícios que atingem toda a cadeia. “Isso tudo faz com que ganhemos notoriedade como uma região produtora de vinhos de qualidade, trazendo aumento da renda para os produtores e bebidas melhores para o consumidor”, salienta.
            O pesquisador da Epagri, Vinicius Caliari, destaca a importância da realização dos eventos de avaliação e da parceria entre Epagri e Sebrae para a orientação dos produtores e elevação da qualidade dos vinhos no mercado. “A Epagri trabalha com uma orientação mais agrícola, a campo, não conseguimos no momento ter essa assessoria técnica enológica, então o Sebrae entrou muito bem nessa parceria e vemos uma grande melhoria nos produtores que estão aderindo”, destaca.
            SEBRAETEC
            Com o objetivo de profissionalizar a produção de vinho, realizada de forma tradicional e artesanal nos municípios do oeste catarinense, o Sebraetec – Programa de Consultoria Tecnológica do Sebrae – orienta os produtores em diversos aspectos de métodos e técnicas de produção.
            “Um dos objetivos é aumentar a produtividade de uva nos vinhedos já existentes através da aplicação de técnicas de plantio, adubação e controle de pragas, incentivar a instalação de novos vinhedos e o investimento em equipamentos e insumos enológicos, além da adequação dos vinhos às normas de produção do Ministério da Agricultura” explica o analista técnico do Sebrae/SC, Thiago Dalla Rosa.
            O programa de consultoria tecnológica para os produtores de uva e vinho é realizado no oeste com parceria entre Sebrae, Epagri, Prefeituras Municipais de Ponte Serrada, Concórdia, Marema, Lajeado Grande, Pinhalzinho, Nova Erechim, Modelo e Quilombo e dos Núcleos de Vitivinicultores e das Associações Comerciais de Pinhalzinho e Quilombo.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.
 
 

Veja também

Empretec Rural será realizado no município de Galvão em junho17/05/22 Desenvolver o comportamento empreendedor, potencializar resultados, fortalecer o networking e identificar novas oportunidades de negócios no agronegócio. Com essa intenção será realizado, no período de 20 a 25 de junho, o Empretec Rural – um seminário intensivo destinado a ampliar o potencial dos participantes para gerir melhor seus negócios no campo ou......

Voltar para (Blog)