Postado em 07 de Fevereiro de 2020 às 16h42

Sebrae/SC promove Jornada do Empreendedor em Chapecó

Iniciativa é composta de quatro oficinas que serão realizadas em fevereiro

Quem almeja empreender em algum momento se questiona e reflete sobre a viabilidade de sua ideia. Após analisar as possibilidades surgem várias dúvidas sobre os procedimentos e as medidas que deve adotar ao abrir uma empresa. Entre as indagações estão os elementos fundamentais para planejar o negócio. Para auxiliar nesse processo o Sebrae/SC promove neste mês a Jornada do Empreendedor, das 19 horas às 22 horas, com 27 participantes, no auditório da entidade em Chapecó.
Conforme a consultora credenciada ao Sebrae/SC, Micheli Santin, o objetivo da Jornada do Empreendedor é disponibilizar ferramentas e informações para que o participante aplique em seu negócio ou na sua ideia, e dessa forma possa ir para o mercado com sua empresa ainda mais preparada.
A jornada é composta por quatro oficinas: Modelo de Negócios realizado nesta semana, Análise de Mercado (13/02), Plano de Negócio (18/02) e Análise Financeira (27/02). O Modelo de Negócios – oficina Canvas propõem ao participante conhecer o conceito e a metodologia do Business Model Canvas para aplicar a ideia em negócio, possibilitando a compreensão do projeto de forma visual e prática.
“Para quem deseja ter o seu negócio a participação na Jornada do Empreendedor é fundamental para gerar reflexão sobre sua ideia como um todo, para compreender como atuará no mercado e para resolver problemas e demandas reais. Com isso é possível planejar, identificar oportunidades e projetar para o mercado um negócio ainda mais inovador”, enaltece Micheli.
CASE
A gerenciadora de risco, Mayara Gabriela Jung, de 23 anos, buscou a Jornada do Empreendedor com a intenção de formalizar e profissionalizar sua ideia, aprimorar a visão de negócios e aprender técnicas para tornar o atendimento ao cliente mais rápido e eficaz. “Há oito anos trabalho com decoração para unhas, por dois anos foi minha única renda, porém como era informal virou um extra. Minha intenção agora é focar nessa atividade e mantê-la como principal”, explica.
Atualmente, Mayara, se dedica pelo menos seis horas diárias para produção e entrega das decorações, trabalha em uma empresa no município e cursa Pedagogia. “Minha dificuldade de empreender nessa área é definir a quantidade necessária dos itens comprados para evitar que falte ou que sobre muita matéria-prima e de otimizar a divulgação do meu trabalho nas mídias digitais. Além disso, meu foco atual é consumidor final, pois não formalizei o negócio e não posso emitir notas fiscais para salões de beleza e farmácias, que seriam um público em potencial”, relata ao comentar seu receio pela venda variável, que pela sazonalidade atinge de R$ 500 a R$ 4,5 mil.
O diferencial dos produtos da empreendedora está na definição da matéria-prima, que requer pesquisa e estudo para definição dos melhores itens, geralmente, importados. “Invisto na inserção de vitaminas para as unhas, para ampliar a durabilidade da decoração e para ter cores mais intensas. A intenção é obter um resultado que vai além da estética”, argumenta.
INSCRIÇÕES
A Jornada do Empreendedor é realizada todos os meses. Para se inscrever o interessado deve ir até a unidade do Sebrae Chapecó (Rua Porto Alegre, 315-D).

Veja também

Voltar para (Blog)