Sebrae/SC fortalece a cadeia da ovinocaprinocultura durante a Efapi do Brasil
Instituição promove atendimento técnico, apresenta projeto estadual e celebra premiações que reforçam o avanço da ovinocultura catarinense
Com o propósito de incentivar o empreendedorismo rural e fortalecer a ovinocaprinocultura catarinense, o Sebrae/SC marcou presença na Efapi do Brasil 2025, realizada de 10 a 19 de outubro, em Chapecó. Durante o evento, a instituição ofereceu atendimento especializado e suporte técnico a produtores e interessados em ingressar na atividade, ampliando o acesso à informação, à gestão eficiente e às oportunidades de mercado.
Na ocasião, o coordenador da Câmara Setorial de Ovinos e Caprinos de Santa Catarina e consultor técnico do Sebrae/SC, Paulo Gregianin, apresentou o Projeto Estadual de Ovinocaprinocultura, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, Faesc e Senar. A iniciativa busca impulsionar a produção e a estruturação da atividade na região Oeste, consolidando a cadeia produtiva, gerando desenvolvimento territorial e criando uma nova matriz econômica.
“Nosso objetivo é mostrar que essa é uma atividade rentável e estruturada. Existe mercado, demanda e instituições sólidas oferecendo suporte técnico e estratégico. Queremos que o produtor produza o que o mercado quer comprar, com qualidade e padrão definido pelo consumidor final”, destacou Gregianin.
A Analista Técnica do Sebrae/SC, Joselita Tedesco Zanella, reforçou que o projeto representa uma oportunidade concreta de diversificação e valorização das pequenas propriedades rurais. “O Sebrae está comprometido em apoiar o produtor rural com conhecimento, gestão e acesso a mercado. A ovinocaprinocultura é uma alternativa sustentável e promissora para gerar renda e fortalecer o meio rural”, ressaltou.
A Efapi do Brasil consolidou-se como uma vitrine para negócios, genética de excelência e fortalecimento de parcerias. Empresários como Anderson Borga, da Cabanha Dois Irmãos, e Douglas Zardo, da Cabanha ZDO, destacaram o papel do Sebrae/SC no crescimento e profissionalização do setor, reconhecendo a instituição como um parceiro estratégico para o avanço da ovinocaprinocultura catarinense.
“Participamos há vários anos da Efapi. Para nós, da ovinocultura, é uma vitrine de grande visibilidade e um espaço importante para negócios. O Sebrae/SC é um parceiro de longa data, desde 2019 recebemos assistência técnica e apoio em projetos de transferência de embriões. Essa parceria vem fortalecendo o setor e ampliando nossas possibilidades de crescimento”, destacou Borga.
“Prestigiamos mais um ano da Efapi e é visível o crescimento do evento, tanto em volume de animais quanto em qualidade. A ovinocultura catarinense vive um excelente momento, e o apoio do Sebrae/SC é essencial para isso”, completou Zardo.
Entre os destaques da exposição, o criador Arthur Lunardi, participante do Projeto de Ovinocaprinocultura do Sebrae/SC, conquistou importantes premiações que refletem o resultado de um trabalho conjunto entre a instituição e o produtor. Por meio do projeto, o Sebrae/SC atua na organização da cadeia produtiva, na capacitação técnica dos criadores e na promoção do acesso a novos mercados, fortalecendo o desenvolvimento regional e consolidando Santa Catarina como referência nacional na atividade. O empenho e a dedicação de Lunardi, aliados ao suporte técnico do Sebrae, resultaram em exemplares de excelência genética e alto padrão de qualidade nos rebanhos catarinenses.
ELE OBTEVE:
• 1º lugar na categoria Borrego Menor
• 3º lugar na categoria Fêmea Sangue Catarinense 610
• 1º lugar na categoria Fêmea Amado 2030
• 1º lugar na categoria Ovino Adulto
• 3ª Melhor Fêmea do Grande Campeonato
Os resultados reforçam o avanço da ovinocultura no estado e o comprometimento dos produtores com a qualidade, a competitividade e a sustentabilidade do setor.
SOBRE O SEBRAE/SC
O Sebrae/SC comemora, em 2025, 53 anos de dedicação ao fortalecimento dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo em Santa Catarina. Com presença em todas as regiões do Estado, a instituição oferece soluções que impulsionam o desenvolvimento econômico e social, apoiando milhões de empreendedores ao longo de sua trajetória. Reconhecido nacionalmente, o Sebrae é hoje a 4ª marca mais valiosa do país, com um ativo de R$ 33,9 bilhões, reflexo de sua credibilidade, impacto e compromisso com a transformação dos territórios onde atua. Em Santa Catarina, o Sebrae é parceiro estratégico de quem faz o estado crescer.
Ao longo do evento, a instituição ofereceu atendimento especializado e suporte técnico a produtores e interessados em ingressar na atividade.
O projeto é uma iniciativa integrada entre o Governo do Estado, Sebrae/SC, Faesc e Senar, voltada a garantir segurança de mercado, apoio técnico e sustentabilidade econômica aos produtores.
Abramilho aborda bioeconomia brasileira em Congresso Maizar, na Argentina13/Jun/202313/06/23há 2 anos Terça-feira, 13 de Junho de 202313/06/2023O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Enori Barbieri, marcou presença no Congresso Maizar, realizado na Argentina na última semana. O evento, considerado um dos principais encontros da......