Sebrae/SC entrega Plano Municipal de Turismo para Abelardo Luz
OSebrae/SC entregou nesta semana à Administração Municipal de Abelardo Luz, no oeste catarinense, o Plano Municipal de Turismo. O documento estabelece diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da atividade e foi elaborado de forma participativa envolvendo os setores público e privado, além da comunidade local.
Para o planejamento foram executadas as etapas de caracterização do território, análise da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados no setor; estudo do quadro institucional da área turística; reconhecimento do destino e perfil da oferta; estratégias de desenvolvimento turístico; plano de ação, avaliação e monitoramento.
O processo foi conduzido pelo Sebrae/SC e pelo Conselho Municipal de Turismo de Abelardo Luz, com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município. De acordo com as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Fabiana Hall e Silvia Nowalski Balduíno, a elaboração ocorreu por meio de encontros presenciais e virtuais, com a intenção de avaliar, discutir e propor soluções para serem executadas. “Os segmentos definidos como prioritários foram ecoturismo, histórico-cultural, sol e praia, científico e eventos”, explicou Karla.
O prefeito Wilamir Domingos Cavassini destacou que a Administração Municipal abraçou o turismo com entusiasmo e seriedade porque sabe do potencial da atividade na geração de emprego e distribuição de renda. “Procuramos dar condições para que o setor construísse uma base sólida para o crescimento. Alçar o posto de um destino turístico consolidado e de sucesso não é uma tarefa fácil, por isso o Plano Municipal de Turismo é um importante instrumento na qualificação desse propósito”, argumentou.
ROTAS
Também foi apresentado material de divulgação das duas rotas de turismo rural que serão exploradas a partir de 2021. Além de folder dos atrativos turísticos, as rotas receberão placas de identificação em cada propriedade.
Uma delas é a Rota Caminhos da Conquista que está sendo reativada na região dos assentamentos e conta com oito famílias envolvidas. A outa é a Rota Italiana que foi criada neste ano e envolve agricultores da região do Passo das Antas.
Veja também
Irrigação e Aquicultura: consumidores rurais devem fazer o recadastramento de suas unidades consumidoras até 30 de setembro 09/Set/202209/09/22há 2 anos Sexta-feira, 09 de Setembro de 202209/09/2022A Celesc e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) alertam aos produtores rurais que possuem tarifa diferenciada para as atividades de irrigação e aquicultura para que façam o recadastramento de suas unidades consumidoras junto à Celesc para manter o benefício. O recadastramento é uma determinação da......
Segurança: não caia nessa21/Jun/201921/06/19há 5 anos Sexta-feira, 21 de Junho de 201921/06/2019Imagine a seguinte situação: um paciente é transportado no ambiente hospitalar e sofre uma queda da maca ou cadeira de rodas. A situação pode parecer absurda, mas, pode ocorrer, principalmente, em pacientes que apresentam......
CDL Jovem realiza visita técnica ao Grupo Eko’726/Jul/201926/07/19há 5 anos Sexta-feira, 26 de Julho de 201926/07/2019Conhecer de perto o sucesso do trabalho do Grupo Eko’7 e trocar experiências foram objetivos da visita técnica realizada por 21 integrantes da CDL Jovem Chapecó, nesta semana, à sede da empresa. Os jovens foram recebidos pelo......