Sebrae/SC entrega Plano Municipal de Turismo para Abelardo Luz
OSebrae/SC entregou nesta semana à Administração Municipal de Abelardo Luz, no oeste catarinense, o Plano Municipal de Turismo. O documento estabelece diretrizes e estratégias para o desenvolvimento da atividade e foi elaborado de forma participativa envolvendo os setores público e privado, além da comunidade local.
Para o planejamento foram executadas as etapas de caracterização do território, análise da infraestrutura básica e dos serviços gerais encontrados no setor; estudo do quadro institucional da área turística; reconhecimento do destino e perfil da oferta; estratégias de desenvolvimento turístico; plano de ação, avaliação e monitoramento.
O processo foi conduzido pelo Sebrae/SC e pelo Conselho Municipal de Turismo de Abelardo Luz, com apoio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo do município. De acordo com as consultoras credenciadas ao Sebrae/SC Karla Fabiana Hall e Silvia Nowalski Balduíno, a elaboração ocorreu por meio de encontros presenciais e virtuais, com a intenção de avaliar, discutir e propor soluções para serem executadas. “Os segmentos definidos como prioritários foram ecoturismo, histórico-cultural, sol e praia, científico e eventos”, explicou Karla.
O prefeito Wilamir Domingos Cavassini destacou que a Administração Municipal abraçou o turismo com entusiasmo e seriedade porque sabe do potencial da atividade na geração de emprego e distribuição de renda. “Procuramos dar condições para que o setor construísse uma base sólida para o crescimento. Alçar o posto de um destino turístico consolidado e de sucesso não é uma tarefa fácil, por isso o Plano Municipal de Turismo é um importante instrumento na qualificação desse propósito”, argumentou.
ROTAS
Também foi apresentado material de divulgação das duas rotas de turismo rural que serão exploradas a partir de 2021. Além de folder dos atrativos turísticos, as rotas receberão placas de identificação em cada propriedade.
Uma delas é a Rota Caminhos da Conquista que está sendo reativada na região dos assentamentos e conta com oito famílias envolvidas. A outa é a Rota Italiana que foi criada neste ano e envolve agricultores da região do Passo das Antas.
Veja também
COFEM discute agenda do setor produtivo com o presidente da ALESC07/Mar/202307/03/23há 2 anos Terça-feira, 07 de Março de 202307/03/2023Reunião foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 7, na Assembleia Legislativa. Entre os temas debatidos estiveram o fim do voto de qualidade no Tribunal Administrativo Tributário (TAT), a manutenção dos incentivos fiscais, investimentos em infraestrutura de transportes e a defesa da aplicação do Código Florestal Brasileiro ao bioma Mata......
Ovinocultura pagará menos imposto em SC01/Ago/202401/08/24há 1 ano e 3 meses Quinta-feira, 01 de Agosto de 202401/08/2024Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, celebra conquista para a ovinocultura catarinense. ...