Sebrae/SC entrega Agendas Setoriais aos Município do oeste de SC
Representantes do Sebrae/SC e de Barra Bonita.
Dezesseis municípios do oeste catarinense receberam do Sebrae/SC, nesta semana, a Agenda Setorial durante o 24º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho (SC). O documento apresenta informações e necessidades de setores econômicos do município, como prestadores de serviço, comércio, indústria e turismo. Esse diagnóstico faz parte do Programa Agente Territorial Sebrae (ATS), que presta consultoria e acompanhamento para implementação de estratégias de desenvolvimento econômico, políticas públicas e articulação de uma rede de agentes regionais de fomento ao empreendedorismo.
Receberam o diagnóstico no evento os seguintes municípios: Arvoredo, Bandeirante, Barra Bonita, Belmonte, Bom Jesus do Oeste, Cunha Porã, Cunhataí, Descanso, Planalto Alegre, Ponte Serrada, Riqueza, Santa Helena, São João do Oeste, Tigrinhos, Tunapólis e Vargeão.
Os documentos foram entregues por representantes do Sebrae/SC: Renato Campos de Carvalho (presidente do Conselho Deliberativo), Antônio Marcos Pagani de Souza (vice-presidente do Conselho Deliberativo), Carlos Henrique Ramos Fonseca (diretor superintendente), Luc Pinheiro (diretor técnico) e Udo Martin Trennepohl (gerente regional do oeste).
De acordo com o gestor regional do programa ATS no oeste, Réges Chimello, ao todo foram contemplados 56 municípios da região. “Um agente territorial do Sebrae trabalhou no município, durante aproximadamente quatro meses, para levantar os principais setores econômicos prioritários. A partir disso, aplicou metodologia para identificar as necessidades desses setores.
Com os dados, o articulador ou o consultor construiu um plano com ações a serem executadas no município para suprir essas demandas e as deficiências dos principais setores econômicos trabalhados. Todo esse material, produzido gratuitamente pelo Sebrae/SC, pode subsidiar o grupo de transição do governo para dar continuidade nas atividades planejadas”, explicou.
As Agendas Setoriais contemplam várias ações, que envolvem diversos atores e representantes do Poder Público e da iniciativa privada. O papel e a função dessa governança local é dar continuidade ao planejamento proposto. Enquanto que o Sebrae fica à disposição dos municípios para contribuir com o desenvolvimento local e territorial das cidades contempladas.
Para as Administrações Municipais que desejam auxílio na implementação ou querem acelerar o desenvolvimento econômico o Sebrae/SC oferece a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, que fomenta o empreendedorismo e políticas públicas para criar um ambiente favorável aos negócios. “Temos uma continuidade da agenda que pode ser contemplada ou incorporada ao Cidade Empreendedora ou outras soluções do Sebrae”, argumentou.
Agenda Setorial entregue para Riqueza.
Município de Bandeirante também recebeu o diagnóstico.
Santa Helena recebeu a Agenda Setorial.
Agenda Setorial foi entregue ao município de Belmonte.
Guarujá do Sul disponibilizará consultorias gratuitas para fortalecer negócios locais30/Nov/202130/11/21há 3 anos Terça-feira, 30 de Novembro de 202130/11/2021 A Administração Municipal de Guarujá do Sul, no extremo oeste catarinense, disponibilizará gratuitamente aos empresários locais consultorias nas áreas de gestão empresarial. A intenção......
ACIC Open: Secretário relata ações do poder público para incentivar o desenvolvimento de Chapecó23/Jul/201923/07/19há 5 anos Terça-feira, 23 de Julho de 201923/07/2019Chapecó tem uma população de 216.654 habitantes, sendo que 63,62% está economicamente ativa. O município possui 26.800 empresas, destas, 9 mil são microempreendedores individuais (MEIs). Os dados foram apresentados......