Postado em 15 de Setembro de 2023 às 16h47

Sebrae/SC aprimora relacionamento com pequenos negócios

Alinhamento da estratégia foi realizado em Chapecó com consultores e instrutores credenciados e equipes das Gerências Regionais do grande oeste catarinense

O coordenador do Núcleo Jornada do Cliente, Rafael Perfeito, explicou que nesse modelo, o Sebrae/SC buscará conhecer melhor seus clientes.

Os desafios para 2023 e as oportunidades para 2024 foram debatidos, nesta semana, durante encontro promovido pela Gerência de Relacionamento do Sebrae/SC. O evento integrou gestores de programas, analistas de negócios, consultores e instrutores credenciados ao Sebrae/SC das regiões extremo-oeste, meio-oeste e oeste no auditório do Hotel Slaviero, em Chapecó.
Na programação, com eventos simultâneos, foram abordados o novo portfólio de Gestão Empresarial do Sebrae, ações de incremento à Gestão de Fornecedores, Sistema de Atendimento Sebrae, Sala do Empreendedor, além de ações de capacitação em vendas e CRM.
A intenção foi apresentar a nova estratégia de atuação da Gerência de Relacionamento, que está em transição do modelo de atendimento para o modelo de relacionamento. Essa mudança cultural e organizacional requer investimentos em tecnologia, treinamentos de equipes e a adoção de uma mentalidade orientada ao cliente em todas as decisões estratégicas da entidade.
“O modelo de atendimento tradicional, muitas vezes, se concentra apenas em solucionar problemas pontuais dos clientes, sem se preocupar tanto com uma relação a longo prazo. Já o modelo de relacionamento coloca o cliente no centro das atenções e busca construir laços duradouros. Nesse modelo, o Sebrae/SC buscará conhecer melhor seus clientes, suas necessidades e preferências para oferecer soluções personalizadas e uma experiência satisfatória”, explicou o coordenador do Núcleo Jornada do Cliente, Rafael Perfeito.
Os Núcleos da Gerência de Relacionamento englobam: Atendimento (presencial, central de relacionamento, gestão da qualidade, Salas do Empreendedor, estratégias de atendimento ao MEI, células de suporte e sistemas de atendimento e relacionamento), Jornada do Cliente (digital, portal, CRM e inteligência comercial), Soluções (gestão de fornecedores, gestão de portfólio e marketplace) e Rede de Agentes (agentes locais de inovação e agentes de orientação empresarial).
DESAFIOS E OPORTUNIDADES
Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o evento proporcionou aproximação das gerências regionais com os fornecedores credenciados e alinhamentos de medidas estratégicas de atuação da entidade. “Estamos elaborando o planejamento para 2024 e também desenhando ações com previsão até 2027, então, esse é um momento oportuno para debatermos oportunidades e ameaças, além de trocar experiências, informações e conhecimentos”, analisou.
Trennepohl também destacou a expectativa da criação do Ministério da Micro e da Pequena Empresa, que viabilizará ao Sebrae mais condições de parcerias para atender, especificamente, os pequenos negócios. “Na região oeste temos historicamente um atendimento maior de empreendedores rurais no comparativo de pequenas empresas urbanas. Isso, não é ruim, até porque são eles que movem a economia da região. Mas, nosso desafio é estar cada vez mais próximos de todas essas pequenas empresas”, comentou.
“A intenção do Sebrae/SC é ter um relacionamento contínuo, no qual o cliente sinta vontade de buscar a entidade e dar sequências aos processos. Ele não terá mais uma atuação pontual, mas sim, uma continuidade no atendimento de suas demandas com várias interações e a oferta de aprendizado contínuo e estruturado”, enalteceu o coordenador do Núcleo Jornada do Cliente.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Soluções do Sebrae/SC, Eliane da Rosa Figueira Costa, os encontros realizados em várias regiões do estado representam o início de uma jornada para 2024. “Estamos com um portfólio de soluções preparado para atender nossos clientes e temos na nossa Rede de Consultores e Instrutores Credenciados especialistas preparados para o atendimento aos empreendedores, micro e pequenas empresas de nosso estado, agora alinhados às estratégias para 2024”.
De acordo com Aline Pereira, da Gerência de Relacionamento do Sebrae/SC, para o próximo ano a entidade atuará com o conceito de rede estendida, oportunizando maior cobertura de atendimento e alinhamento ao propósito do Sebrae. “Atualmente temos as Salas do Empreendedor em parceria com as Administrações Municipais, mas queremos aumentar esse suporte com apoio das entidades empresariais, por exemplo”, comentou.
CRONOGRAMA
De acordo com Eliane, a rodada de encontros em 2023 começou na semana passada por Florianópolis, com a integração das regiões Grande Florianópolis, sul e serra. Nesta semana, além de Chapecó, também ocorreu em Blumenau com as regionais de foz, vale e norte.
 
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Para o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o evento proporcionou aproximação das gerências regionais com os fornecedores.  

 

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Soluções do Sebrae/SC, Eliane da Rosa Figueira Costa, os encontros realizados em várias regiões do estado representam o início de uma jornada para 2024.

 

De acordo com Aline Pereira, da Gerência de Relacionamento do Sebrae/SC, para o próximo ano a entidade atuará com o conceito de rede estendida.  

O evento integrou gestores de programas, analistas de negócios, consultores e instrutores credenciados ao Sebrae/SC das regiões extremo-oeste, meio-oeste e oeste.

A intenção foi apresentar a nova estratégia de atuação da Gerência de Relacionamento, que está em transição.  

O evento integrou gestores de programas, analistas de negócios, consultores e instrutores credenciados ao Sebrae/SC.  

O evento integrou gestores de programas, analistas de negócios, consultores e instrutores credenciados ao Sebrae/SC.

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