Postado em 11 de Outubro de 2023 às 14h51

Sebrae Delas é destaque no Parque Desbravalley durante a Efapi 2023

Empreendedoras de sucesso compartilharam o desafio de começar um negócio e não desistir

Sebrae Delas é destaque no Parque Desbravalley durante a Efapi.

 
Inovação, tecnologia e muito conhecimento. Esse é um breve resumo das ações que ocorrem no Parque Desbravalley, projetado para a Efapi 2023. O espaço conta com a participação de 10 instituições de ensino e 19 expositores em um espaço colaborativo de oportunidades e networking. Nesta semana, o programa Sebrae Delas foi destaque no Talk Mulher+Tec: o código por trás da inovação. A conversa foi mediada pelagestora do programa na regional oeste do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, e contou com a presença das seguintes empreendedoras: diretora da Unopar nos municípios de Xaxim, Xanxerê, São Domingos, Quilombo, Nonoai e dois polos em Chapecó, Erci Mattiello; a psicopedagoga e doutora Marineiva Moro de Oliveira; adoutora e mestre em engenhariaGraciela Pelegrini; a docente adjunta a UFFS campus Chapecó e investidora da Startup Natércia, Julyane Felipette Lima; e a acadêmica de Ciência da Computação na UnoChapecó, Mariana Vagner.
De acordo com a fala de Graciela durante o Talk, no mundo atual de tecnologia e inovação é comum ver mais homens do que mulheres atuando nessa área. “Acredito que é algo incentivado desde a infância, mulheres ganham bonecas e homens videogame. Inovar é resolver problemas no dia a dia, nada melhor do que as mulheres, que são detalhistas, para perceber e resolver as situações”, explicou Graciela.
Programas como Mulheres+tec, Startup Weekend e Nascer, são grandes oportunidades para as mulheres que desejam saber mais sobre empreendedorismo ou já estão com um negócio, mas buscam novidades para o mercado.
Segundo Mariana, o grande desafio do empreender está em começar e não desistir. A jovem participou de uma competição de empreendedorismo, o Reúne, com o projeto de criação de uma startup, no qual ficou em segundo lugar. “O empreendedorismo é estimulado em sala de aula, o que nos desafia e proporciona experiências com o mercado de trabalho, que possibilitam muitas oportunidades de empreender no futuro. No meu caso o empreendedorismo vem de berço, vendo a minha mãe atuando na área contábil, lutando diariamente para ser destaque”, ressaltou Mariana.
          Para Julyane, a cidade de Chapecó está em constante desenvolvimento, o que oportuniza empreender. “Empreender para mim é um desafio diário, nossa natureza de ser feminina nos incentiva a todo dia ser melhor”, salientou Julyane.
         Agestora do programa na regional oeste do Sebrae/SC, ressaltou durante o Talk, o programa Sebrae Delas, que incentiva, valoriza e acelera a jornada de mulheres que empreendem ou querem empreender. “O Sebrae possui um programa específico para as mulheres, para quem deseja criar um negócio ou quem está começando e deseja uma ajuda para alavancar o projeto”, ressaltou Marieli.
O Sebrae, como explica o gerente regional do Sebrae, Udo Martin Trennephol, foi pioneiro ao trabalhar esse movimento de inovação. “Essa iniciativa em Chapecó veio somar às ações que o Sebrae já desenvolve no estado, a exemplo do Startup Weekend, e com isso começaram a incentivar a criação de negócios novos e começaram a se constituir os ecossistemas”, destaca.
O QUE É O SEBRAE DELAS?
            O Sebrae Delas é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres. O Programa, realizado pelo Sebrae/SC, busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.
 
 
 

 
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -

Veja também

Epagri recebe 70 novos veículos para apoiar atividades da extensão rural e da pesquisa agropecuária02/03/21 A Epagri recebeu 70 novos veículos modelos Ford KA 1.0 e Ford KA 1.5, completos, que vão apoiar as ações de extensão rural e de pesquisa agropecuária por todo o Estado. A entrega aconteceu na tarde da terça-feira, 2, na sede da Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, em Florianópolis. Ao todo foram investidos R$ 3.577.920,00, pagos......
SESCOOP/SC comprometido com o Futuro10/02/21 A inserção dos jovens no mercado de trabalho nem sempre é tarefa fácil. Às vezes falta experiência e sobram dúvidas que fazem com que a maioria deles se sinta despreparado para iniciar na vida profissional. Um......

Voltar para (Blog)