Seara inicia elaboração do Plano Estratégico do Turismo
A Administração Municipal de Seara e o Sebrae/SC alinharam, nesta semana, as expectativas e demandas municipais com as alternativas disponíveis pela entidade para fomentar um importante segmento para o desenvolvimento econômico: o turismo. Pela parceria do Programa Cidade Empreendedora será elaborado o Plano Estratégico do Turismo, que contempla diagnóstico, análise de potencialidades e fraquezas, missão e visão, estratégias para o desenvolvimento do setor e plano de ações.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a partir de consultorias serão definidas as estratégias e as medidas necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do turismo. “O trabalho inicia pelo reconhecimento do destino, com análise do mercado (demanda e oferta), da infraestrutura básica, dos serviços gerais, do quadro institucional, dos aspectos socioambientais e, posteriormente, ocorre a consolidação do diagnóstico com a participação ativa de representantes do município”, explicou.
O prefeito Edemilson Canale relatou que no passado o município buscou alternativas para fomentar o turismo, a partir de roteiros que interligavam outras cidades próximas, mas que com a pandemia o trabalho estagnou. “Não temos uma vocação nata ou excelência naturalmente turística, porém temos potenciais atrativos, belezas naturais e uma riquíssima cultura, que podem agregar no incremento econômico local e regional”, analisou.
Para a consultora credenciada ao Sebrae/SC e turismóloga, Karla Hall, as ações do turismo precisam estar atreladas para agregar forças, por isso é necessário a participação ativa da comunidade, do poder público e da iniciativa privada. “Podemos qualificar os empreendimentos locais ou eventos tradicionais e transformá-los em um produto turístico que atraia não somente a população local, mas também de outros lugares do País. Nossa visão deve abranger o macro e estar alinhada com as características do município”, adiantou.
Segundo a secretária de Administração, Dirlei Wilder, o principal desafio é de engajar toda a comunidade e de difundir a percepção de que cada um precisa fazer a sua parte para manter o município organizado e atrativo. “Podemos começar por cada morador embelezar a sua propriedade para dar a visibilidade de nossa história e cultura presente na arquitetura do município”.
Como exemplos de atrativos foram citados: o Museu Entomológico Fritz Plaumann; a tradicional festa de Linha Salete com romaria até o santuário; a comunidade de Nova Teutônia formada por imigrantes alemães e a floração das cerejeiras, que inicia no mês de julho, e ficam próximas ao Museu.
ACIC reforça parceria com patrocinadores institucionais19/Dez/202219/12/22há 2 anos Segunda-feira, 19 de Dezembro de 202219/12/2022A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) possui mais de 1.400 associados e atua na busca de melhorias para a classe empresarial e para o desenvolvimento de Chapecó e da região. Em 2022, completou 75 anos mantendo como marca de sua atuação uma surpreendente capacidade de mudanças e transformações para enfrentar os novos e inquietantes......
Liderança catarinense12/Jun/201912/06/19há 5 anos Quarta-feira, 12 de Junho de 201912/06/2019Por José Zeferino Pedrozo - Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de SC (Faesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC)...
Capacitação apresenta técnicas de confeitaria em Caibi05/Abr/201905/04/19há 6 anos Sexta-feira, 05 de Abril de 201905/04/2019Iniciativa visou aperfeiçoar habilidades dos profissionais responsáveis pela produção das tortas que serão comercializadas no Festival dos Sabores que ocorre neste sábado (06) no município ...