Postado em 10 de Junho de 2022 às 16h01

Seara inicia elaboração do Plano Estratégico do Turismo

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
A Administração Municipal de Seara e o Sebrae/SC alinharam, nesta semana, as expectativas e demandas municipais com as alternativas disponíveis pela entidade para fomentar um importante segmento para o desenvolvimento econômico: o turismo. Pela parceria do Programa Cidade Empreendedora será elaborado o Plano Estratégico do Turismo, que contempla diagnóstico, análise de potencialidades e fraquezas, missão e visão, estratégias para o desenvolvimento do setor e plano de ações.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a partir de consultorias serão definidas as estratégias e as medidas necessárias para promover o desenvolvimento sustentável do turismo. “O trabalho inicia pelo reconhecimento do destino, com análise do mercado (demanda e oferta), da infraestrutura básica, dos serviços gerais, do quadro institucional, dos aspectos socioambientais e, posteriormente, ocorre a consolidação do diagnóstico com a participação ativa de representantes do município”, explicou.
O prefeito Edemilson Canale relatou que no passado o município buscou alternativas para fomentar o turismo, a partir de roteiros que interligavam outras cidades próximas, mas que com a pandemia o trabalho estagnou. “Não temos uma vocação nata ou excelência naturalmente turística, porém temos potenciais atrativos, belezas naturais e uma riquíssima cultura, que podem agregar no incremento econômico local e regional”, analisou.
Para a consultora credenciada ao Sebrae/SC e turismóloga, Karla Hall, as ações do turismo precisam estar atreladas para agregar forças, por isso é necessário a participação ativa da comunidade, do poder público e da iniciativa privada. “Podemos qualificar os empreendimentos locais ou eventos tradicionais e transformá-los em um produto turístico que atraia não somente a população local, mas também de outros lugares do País. Nossa visão deve abranger o macro e estar alinhada com as características do município”, adiantou.
Segundo a secretária de Administração, Dirlei Wilder, o principal desafio é de engajar toda a comunidade e de difundir a percepção de que cada um precisa fazer a sua parte para manter o município organizado e atrativo. “Podemos começar por cada morador embelezar a sua propriedade para dar a visibilidade de nossa história e cultura presente na arquitetura do município”.
 Como exemplos de atrativos foram citados: o Museu Entomológico Fritz Plaumann; a tradicional festa de Linha Salete com romaria até o santuário; a comunidade de Nova Teutônia formada por imigrantes alemães e a floração das cerejeiras, que inicia no mês de julho, e ficam próximas ao Museu.   
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.   

Veja também

Sul oferece mais de 70 cursos gratuitos para produtores rurais30/08/21 Mais de 70 cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) serão realizados no mês de setembro no sul catarinense para produtores e trabalhadores rurais. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão o vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do......

Voltar para (Blog)