Postado em 07 de Novembro às 10h30

Saúde mental do empresário é tema de palestra do Núcleo de Sustentabilidade da ACIC

Atividade conduzida pelo psicólogo Ramon Schettini abordou o papel do autoconhecimento e da gestão emocional na construção de negócios mais sustentáveis.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da ACIC, Roberto Deitos Filho, a escolha do tema da palestra teve como foco ampliar o debate sobre aspectos da sustentabilidade empresarial. (Foto:Débora Favretto/ MB Comunicação) 

Com foco no autoconhecimento e na liderança consciente, o Núcleo de Sustentabilidade a Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Chapecó (ACIC) realizou na última terça-feira (4) a palestra “Respirar, liderar, crescer: o empresário do futuro começa por dentro”, conduzida pelo psicólogo Ramon Schettini na sede da entidade. O evento teve entrada solidária, com arrecadação de alimentos destinados à Casa Renascer, e contou com roda de conversa e coffee break.
“Quando falamos em saúde mental nas organizações, normalmente se pensa apenas no colaborador, como se fosse responsabilidade exclusiva do RH cuidar do bem-estar da equipe. A proposta aqui é diferente: é reconhecer que o empresário também precisa olhar para si, reconhecer suas limitações e fragilidades, e isso não é algo negativo. Pelo contrário, é essencial para que ele consiga implementar intervenções mais eficazes na própria gestão”, explicou o psicólogo.
Schettini também salientou que muitos empreendedores ainda operam sob a ideia de que o sucesso está ligado a um “dom” natural para liderar. “O empreendedorismo cresceu muito nos últimos anos, mas isso não significa que todos estejam preparados para essa função. As dificuldades geralmente surgem da falsa crença de que basta ter talento para alcançar resultados. No entanto, a forma como lidamos com nossas emoções e decisões impacta diretamente na formação da equipe e nos rumos da empresa”, avaliou.
Ao ser questionado sobre possíveis recomendações práticas, o psicólogo reforçou que sua abordagem não se baseia em fórmulas prontas. “Nunca uso receitas de bolo. Minha intenção é sempre provocar reflexões e despertar percepções. Quando o empresário entende que reconhecer suas vulnerabilidades é uma virtude, ele começa a construir uma liderança mais humana e assertiva.”
De acordo com o coordenador do Núcleo de Sustentabilidade da ACIC, Roberto Deitos Filho, a escolha do tema da palestra teve como foco ampliar o debate sobre aspectos da sustentabilidade empresarial que vão além das questões ambientais e estruturais. “A saúde mental dentro das organizações não se limita ao que é previsto em normas regulamentadoras. Ela envolve também a forma como o empresário enxerga esse tema no dia a dia da sua empresa e como essa percepção impacta o relacionamento com os colaboradores e os resultados do negócio”, explicou.
Roberto destacou ainda que, ao longo do ano, o Núcleo trabalhou pautas relacionadas à governança, com ênfase na sustentabilidade econômica. Nesse contexto, a palestra buscou provocar uma reflexão sobre os efeitos da saúde mental no desempenho empresarial. “Queremos que o empresário se pergunte de que forma o cuidado com a saúde mental pode influenciar no faturamento da empresa. Uma gestão mais consciente pode melhorar a performance da equipe, otimizar o ambiente de trabalho e, consequentemente, gerar melhores resultados financeiros”, afirmou.

Palestra “Respirar, liderar, crescer: o empresário do futuro começa por dentro”. (Foto:Débora Favretto/ MB Comunicação)

Psicólogo Ramon Schettini. (Foto:Débora Favretto/ MB Comunicação)

Veja também

Voltar para (Blog)