São José do Cerrito promove 1ª Feira de Produtos Regionais
Evento envolveu 17 produtores e comercializou R$ 30 mil em produtos artesanais
O Sindicato Rural de São José do Cerrito, em parceria com o Sistema FAESC/SENAR-SC e o Sicoob Credicaru, promoveu de 21 a 23 de dezembro a 1ª Feira de Produtos Regionais na serra catarinense. A feira contou com a participação de 17 produtores locais e comercializou produtos artesanais como: artesanato em madeira, em tecido, bordados, tricô e crochê, pinturas diversas, além de uma diversidade de mudas de flores, plantas ornamentais e frutíferas. Também foram comercializadas hortaliças, doces, bolachas, sucos, geleias, conservas, queijo artesanal serrano e saboroso frango caipira produzidos em São José do Cerrito.
Todos os produtos comercializados foram produzidos pelos agricultores e artesãos atendidos pelo Sindicato Rural de São José do Cerrito. Anualmente, eles participam dos cursos mensais na área Formação Profissional Rural e Atividades de Promoção Social ofertados gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC). Os treinamentos oferecem aprendizado e aperfeiçoamento aos produtores para melhoria da qualidade de vida e da rentabilidade no campo.
O presidente do Sindicato Rural do município, Zito Rogerio Bitencourt, destacou a importância da parceria entre Sistema FAESC/SENAR para a formação e qualificação do homem do campo e sua contribuição ao desenvolvimento local.
“A feira trouxe uma boa renda para os produtores locais, que arrecadaram cerca de R$ 30 mil em três dias de comercialização. A ação foi um sucesso, recebemos muitos elogios da comunidade e dos participantes, que estão ansiosos pela segunda edição”, sublinhou o dirigente.
De acordo com o presidente da cooperativa de crédito, Carlos José Ramos, a feira oportunizou um momento diferente na cidade, com oferta de produtos frescos e de qualidade. Sindicato e Sicoob se reúnem em fevereiro para programar a próxima edição do evento.
CURSOS NO ESTADO
O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC, José Zeferino Pedrozo, ressalta que os cursos mensais em todo o Estado são importantes para ampliar a produtividade, repassar novas técnicas e incentivar a inovação dentro das propriedades. “Nossa proposta é gerar conhecimento e oportunidades para melhorar a qualidade de vida no meio rural”. Em Santa Catarina, são 500 mil produtores rurais e 183 mil propriedades.
Para o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Zanluchi, as qualificações são fundamentais para o fomento do agronegócio catarinense. “São cursos realizados em todas as regiões e que complementam o conhecimento dos produtores e ensinam novas formas de melhorar e ampliar as atividades. Eles fortalecem a agricultura familiar e as cadeias produtivas”, observa.
Veja também
Nucleovet entrega doações ao projeto Doutores RiSonhos15/Fev/202215/02/22há 3 anos Terça-feira, 15 de Fevereiro de 202215/02/2022Recursos são parte do valor das inscrições pagas no 10º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite...