Postado em 22 de Fevereiro de 2022 às 17h30

São Domingos profissionaliza artesãos e valoriza a cultural local

Formar artesãos inovadores e competitivos, que produzem itens diferenciados e atuam com um novo posicionamento de mercado. Com essa intenção a Administração Municipal de São Domingos, no oeste catarinense, iniciou as atividades do Programa de Desenvolvimento do Artesanato. Integram a iniciativa as secretarias de Indústria, Comércio e Turismo, Assistência Social, Educação, Cultural e Esportes, além do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.

Os 14 artesãos selecionados, por meio de curadoria individual, participam gratuitamente de 13 oficinas, que são realizadas de maneira on-line e presencial. Também estão previstos mais oito encontros individuais para o desenvolvimento de até quatro produtos por participante. Entre as temáticas abordadas estão: artesanato de referência cultural, comportamento empreendedor, inovação e apropriação da cultura local, conceitos sobre identidade cultural local, storytelling (narrativa sobre um produto com a intenção de agregar mais valor a ele e à marca), organização de portfólio, identificação de oportunidades, formação de preço e precificação.

Segundo a secretária de Assistência Social, Aline Griss, o objetivo é aliar o potencial inovador, a capacidade intelectual e a criatividade dos artesãos aos processos de design para a criação de novos produtos associados à identidade cultural de São Domingos. “O programa busca a valorização cultural e também a inserção no mercado, por isso as atividades foram estrategicamente pensadas de maneira a abranger os conceitos essenciais do marketing e o entendimento sobre o público-alvo. Essa parceria com o Sebrae/SC representa uma potencialidade para profissionalizarmos a atividade”, argumenta.


Para o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Gleicon Tiaraju Cardoso, os artesãos se beneficiam com um processo de criação conjunta. “Isso muda o seu olhar e valoriza a cultura local, porque eles adquirem conhecimentos que podem ser replicados em suas futuras criações. Isso aliado as outras orientações transmitidas, como da precificação, resultam no aumento da renda e da autoestima desses profissionais”, analisa ao antecipar que essas capacitações prosseguem até setembro deste ano.

Cidade Empreendedora

O programa tem como objetivo promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento. Elaborado e desenvolvido pelo Sebrae/SC, permite que o município institua estratégias e avance em ações práticas que visem apoiar e fomentar o desenvolvimento econômico local.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site. 

Veja também

Voltar para (Blog)