São Carlos publica cartilha sobre o processo de vendas para órgãos públicos
Objetivo é incentivar os empresários locais a participar das licitações
Os empreendedores de São Carlos têm à disposição uma cartilha com orientações sobre os procedimentos necessários para participar de licitações públicas. A iniciativa, disponível desde a última semana, é da Administração Municipal, da Sala do Empreendedor e do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é incentivar os empresários do município a fornecerem para os órgãos públicos.
Na cartilha constam informações sobre o que é uma licitação, benefícios previstos na legislação para micro e pequenas empresas, como preparar a empresa para ser fornecedora de bens ou de serviços, cadastramento nos órgãos públicos, quando acontecem as compras governamentais, penalidades pelo não atendimento às exigências e recomendações aos empresários.
A agente de desenvolvimento Marli Deimling destaca que as micro e pequenas empresas têm benefícios em comparação com os outros fornecedores previstos na Lei Complementar nº 123/2006. “A intenção desse material é esclarecer as principais dúvidas dos empresários em relação aos certames ao mesmo tempo que incentivamos para que sejam fornecedores do Poder Público. Com isso, fortalecemos os pequenos negócios e retemos os recursos no município que podem ser reinvestidos em outras áreas”, explica.
Entre as recomendações aos empresários estão: estudar a legislação pertinente ao procedimento licitatório (cotação eletrônica, pregão, registro de preços); preparar seu negócio de maneira formal e operacional para participar das licitações; capacitar pelo menos um funcionário para atuar especificamente com licitações; ler, na íntegra, as regras do edital ou da carta-convite e seus anexos e cumprir o contrato firmado com o Poder Público.
A cartilha está disponível na Sala do Empreendedor de São Carlos, no térreo do Centro Administrativo. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (49) 3325-3002 ou pelo e-mail saladoempreendedor@saocarlos.sc.gov.br.
Empresários interessados em vender para a Prefeitura de São Carlos devem acompanhar as publicações dos editais no site https://saocarlos.atende.net/cidadao, clicando em “Licitações”. Outro meio utilizado para divulgar é o Diário Oficial (www.diariomunicipal.sc.gov.br).
Carreta Agro pelo Brasil marcará presença em Pinhalzinho e Campos Novos29/Jan29/01há 10 meses Quarta-feira, 29 de Janeiro de 202529/01/2025Veículo itinerante terá programação do Sistema CNA/Faesc/Senar e Sindicatos no Itaipu Rural Show e no Show Tecnológico Copercampos, em fevereiro. ...
Administração Municipal de Saltinho elabora planejamento das licitações para 202330/Ago/202230/08/22há 3 anos Terça-feira, 30 de Agosto de 202230/08/2022Identificar as principais necessidades da Administração Municipal, definir adequadamente os quantitativos para atender a demanda, averiguar a periodicidade da contratação, delimitar o objeto com características......