Postado em 31 de Outubro de 2019 às 17h03

São Carlos incentiva o desenvolvimento econômico com o Programa Cidade Empreendedora

Para promover o desenvolvimento econômico local a Administração Municipal de São Carlos, no Oeste catarinense, lançou nesta semana, o Programa Cidade Empreendedora, no formato Basic. A iniciativa é do poder público municipal e do Sebrae/SC. Prestigiaram o lançamento oficial do programa lideranças políticas, representantes de entidades, servidores municipais e empreendedores.
Para o prefeito Rudi Miguel Sander, o programa representará um marco histórico no Município tanto para desburocratizar o processo de abertura de novas empresas, como assessorar as existentes. “O Programa Cidade Empreendedora será fundamental para o crescimento das pequenas empresas instaladas em São Carlos, para a disseminação da cultura empreendedora e para o aprimoramento dos empreendedores. Além disso, os resultados obtidos se tornarão incentivos para a instalação de novos negócios no comércio local. É com muito orgulho que damos esse passo importante e trazemos o programa para o município”, enalteceu ao destacar que o município tem uma população de 11 mil habitantes e 529 microempreendedores individuais (MEIs).
O secretário de administração Ivan Pedro Bonissoni enfatizou que o município precisa inovar, ser mais competitivo e proporcionar o crescimento das empresas locais. “Com as ações do programa poderemos atender esses anseios do setor empresarial do município, além de acompanharmos a tramitação da legislação de simplificação no processo de abertura de novas empresas e implantarmos os processos para otimizar essa ação”, observou.
A presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), Rosi Tavares Schlosser, afirmou que o início das ações do Programa Cidade Empreendedora era aguardado com muita expectativa. “Esperamos que essa iniciativa seja o eixo norteador de todo o processo empreendedor no município. São Carlos precisa, merece e só ganhará com essa decisão”, comentou. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Carlos (CDL), André Luiz Werle, complementou que o programa contribuirá para a instalação de novos empreendimentos, atrairá investimentos, gerará emprego e renda.
Lei Liberdade Econômica
O consultor credenciado ao Sebrae/SC, Américo do Nascimento Junior, apresentou durante o lançamento do programa o detalhamento da Lei da Liberdade Econômica, que prevê a redução da burocracia para garantir o livre exercício da atividade econômica e o fomento da economia brasileira, com redefinição da atuação do Estado. “A previsão é constituir 500 mil novas empresas a partir de 2020, segundo dados do Sebrae Nacional e gerar 3,7 milhões de novos empregos nos próximos dez anos, de acordo com informações do Ministério da Economia. Isso será possível pelo incentivo do Governo em que o empreendedor esteja focado e invista primeiramente no negócio seja para a compra de produtos ou de equipamentos, pois a fiscalização e as adequações na estrutura do estabelecimento serão realizadas posteriormente”, explicou ao comentar que essa lei pode ser considerada uma das mais importantes da história do País, principalmente ao analisar o contexto atual de extrema competitividade e de burocracia.
Entre os resultados esperados com a nova legislação também estão menor burocracia para abertura de novas empresas com atividades de baixo risco; melhoria no fluxo dos processos internos dos órgãos responsáveis; incentivo ao empreendedorismo através da desburocratização; motivação de novos investidores; estímulo ao crescimento e desenvolvimento econômico-social dos municípios e redução da informalidade.
Formato Basic
O programa será desenvolvido até dezembro de 2020 e orientado, especificamente, na aplicação da Lei Complementar Federal 123/06, também conhecida como a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE).
Para o gerente regional Oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, a iniciativa é um instrumento de apoio ao desenvolvimento econômico do município. “O programa é amplo, porém, em São Carlos atuaremos em quatro eixos: aprimoramento das lideranças locais; estruturação do processo de simplificação e adequação da legislação com a intenção de reduzir, significativamente, o tempo de abertura das empresas; implantação da Sala do Empreendedor que será um ponto de referência para quem almeja empreender ou fortalecer seu negócio e o processo de compras governamentais, uma vez que a área pública é um dos maiores mercados brasileiros e requer fornecedores que podem ser micro e pequenas empresas do comércio local”, explicou.
O Sebrae/SC também disponibilizou o catálogo de soluções digitais composto por capacitações nas áreas de empreendedorismo, qualidade, finanças, legislação, vendas, marketing, pessoas e planejamento. Além disso, estão disponíveis cursos on-line e presenciais, como webinários, planos de negócios, relatórios de inteligência, e-books e games. Os links de acesso são: www.sebrae-sc.com.br; http://sebrae.sc/ead e http://sebrae.sc/inteligencia.
As empresas de pequeno porte do município (que faturam de R$ 360 mil até R$ 4,8 milhões/ano) que manifestaram o interesse no programa, serão beneficiadas com a elaboração do diagnóstico do negócio. Um consultor credenciado ao Sebrae/SC fará visita in loco, com duração de uma hora, para avaliar cinco categorias: finanças, mercado, planejamento, qualidade e produtividade e pessoas, recebendo oferecendo imediatamente a devolutiva e sem custo.

Veja também

IFC Brasil 2022 reúne mais de 50 conferencistas de 15 países12/08/22 Em sua quarta edição, o International Fish Congress & Fish Expo Brasil reúne conferencistas de 15 países que destacam assuntos relacionados a mercados para peixes e crustáceos, além de temas técnicos como sistemas de produção, tecnologias, nutrição, sanidade, biossegurança e genética. O evento está programado para......
Mais de mil inscritos assistem ao Simpósio de Avicultura da ACAV21/09/21 A programação do Simpósio de Qualificação Técnica da ACAV (Associação Catarinense de Avicultura) abriu oficialmente nesta terça-feira (21) com um público virtual recorde de mais de mil......

Voltar para (Blog)