São Carlos busca dinamizar economia com Programa Cidade Empreendedora
O município de São Carlos, no oeste catarinense, renovou por mais dois anos o contrato com o Sebrae/SC para execução do Programa Cidade Empreendedora, que promove um ambiente de negócios para dinamizar a economia, gerar renda, emprego, arrecadação e produtividade. A intenção é impulsionar ações empreendedoras com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). O lançamento será realizado no dia 11 de março, às 9 horas, no gabinete do prefeito e com transmissão on-line devido à pandemia.
Este novo ciclo do programa foi inspirado em cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Contará com cinco pilares de ação: educação empreendedora, Sala do Empreendedor, liderança, compras públicas e desburocratização. Entre as vantagens aos municípios participantes estão: alinhamento da Lei de Liberdade Econômica, Cidade em Números, desenvolvimento econômico local, redução da burocracia, liderança mais eficaz, fortalecimento do empreendedor e otimização do dinheiro público.
O prefeito Rudi Miguel Sander acredita que o Programa Cidade Empreendedora é fundamental para o crescimento das pequenas empresas instaladas em São Carlos, para disseminar a cultura empreendedora e para o aprimoramento dos empreendedores. Além disso, os resultados obtidos se tornam incentivos para a instalação de novos negócios. “O município tem inovado para se tornar mais competitivo e para proporcionar crescimento às empresas locais e melhoria da qualidade de vida dos moradores. Acreditamos no potencial de São Carlos e ganhamos muito com a presença do Sebrae/SC, que motiva o empreendedorismo”, afirma.
O município conta com a Sala do Empreendedor, inaugurada em junho de 2020, que está localizada na Prefeitura Municipal. A estrutura é um espaço para o suporte permanente do Poder Público ao setor empresarial, com auxílio nos trâmites burocráticos para abertura ou fechamento de empresas, oportunidades de capacitações e consultorias sobre os mais variados aspectos e temáticas que abordam o desenvolvimento local. “Queremos facilitar a vida do empreendedor ao simplificar os processos, ao oferecer consultorias gratuitas nas mais diversas áreas da gestão empresarial e transmitir informações relevantes para tomada de decisão do empresário”, enfatiza o gestor municipal.
Novas turmas dos Cursos Técnicos em Agronegócio e Zootecnia iniciam nos polos de SC15/Mar/202215/03/22há 3 anos Terça-feira, 15 de Março de 202215/03/2022O Curso Técnico em Agronegócio da Rede e-Tec Brasil iniciou três novas turmas no último fim de semana nos polos de Santa Catarina: Seara, São Joaquim e Araranguá. Já no polo de Campos Novos começou uma turma do Curso Técnico em Zootecnia. A iniciativa é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar), órgão......