São Carlos busca continuidade na transformação territorial com renovação do Programa Cidade Empreendedora
Sebrae/SC e São Carlos renovam parceria para realização de um novo ciclo do Programa Cidade Empreendedora (Foto: Prefeitura de São Carlos).
Empreendedorismo, turismo, artesanato, administração rural, gestão municipal, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. Essas são as áreas prioritárias que serão trabalhadas no ciclo 2023/2024 do Programa Cidade Empreendedora, em São Carlos, no oeste catarinense. A Administração Municipal renovou a parceria com o Sebrae/SC para a realização de um novo ciclo voltado a dar continuidade na transformação territorial pela implantação de políticas públicas que permitem uma estrutura sólida e que resultam em uma gestão empreendedora.
De acordo com o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, o programa é completo e modulável, dividido em diversas ações. “Os eixos prioritários são: gestão municipal, Sala do Empreendedor, compras públicas, desburocratização e educação empreendedora. Mas, como São Carlos já avançou em determinadas áreas nas edições anteriores optou em investir em estratégias alinhadas ao seu perfil econômico, como apoio aos empreendedores, construção do selo de turismo, aprimoramento do artesanato local e capacitação do Negócio Certo Rural – Agente de Orientação Rural (AOR)”, explica.
Para o prefeito Rudi Miguel Sander o Cidade Empreendedora é fundamental para o crescimento das pequenas empresas instaladas no município, para disseminar a cultura empreendedora e para o aprimoramento dos empreendedores. “A Administração Municipal tem inovado para tornar o município cada vez mais competitivo e proporcionar melhoria da qualidade de vida aos moradores. Estamos muito contentes em renovar essa parceria, pois já observamos resultados positivos no ambiente de negócios, na simplificação dos processos internos e no incentivo da formalização de novas atividades econômicas”, analisa o gestor municipal.
Como novidade deste ciclo, o prefeito ressalta a realização do Negócio Certo Rural. Essa iniciativa tem como propósito criar as condições necessárias para que os participantes desenvolvam competências para elaboração de um plano de negócios para promover a melhoria da propriedade rural, atitudes que contribuam para mudança de postura frente ao planejamento, gestão da empresa e de controles e indicadores que auxiliem o produtor na tomada de decisão assertiva.
Sander destaca ainda que para o apoio ao setor empresarial a Sala do Empreendedor disponibilizará horas mensais de consultorias nas áreas de gestão: finanças, planejamento, legislação, marketing, recursos humanos, vendas e qualidade. “Para ser beneficiado o empresário precisa fazer um cadastro e informar as necessidades do seu negócio. Para que, posteriormente, seja agendado horário para atendimento. Essa prestação de serviço gratuita tem sido fundamental para o fortalecimento dos pequenos negócios locais”, explica.
O expediente da Sala do Empreendedor é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Mais informações pelo telefone (49) 3325-3002.
Chapecó recebe Feira de Turismo, Artesanato e Produtos Coloniais26/Nov/202426/11/24há 7 meses Terça-feira, 26 de Novembro de 202426/11/2024A Feira contará com a participação de diversos expositores, oferecendo uma ampla variedade de produtos e serviços. (Foto: Karina Ogliari/MB Comunicação)...
Nucleovet divulga programação do Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite30/Ago/202330/08/23há 1 ano e 10 meses Quarta-feira, 30 de Agosto de 202330/08/202312º SBSBL, 7ª Brasil Sul Milk Fair e 2º Fórum Brasil Sul de Bovinocultura de Corte ocorrerão em Chapecó (SC). A novidade deste ano é a realização do 1º Simpósio Catarinense de......
Agricultores levantam custos da produção de grãos em Xanxerê18/Ago/202018/08/20há 4 anos Terça-feira, 18 de Agosto de 202018/08/2020Safra 2019/2020 teve boa colheita de soja e milho, mas decepcionou produtores de trigo e feijão. Custos aumentaram até 12% no período ...