Sala do Empreendedor lança página com informações sobre MEI
Link está disponível no site da Prefeitura de Chapecó
Quais documentos são necessários para abertura de um negócio como microempreendedor individual (MEI)? Qual é o limite anual de faturamento? Esse valor é proporcional ao período de formalização da empresa? Como realizar a consulta prévia de endereço e atividade que se deseja exercer? É possível solicitar inscrição como MEI e manter vínculo empregatício com carteira assinada? Quais os benefícios previdenciários do MEI?
Essas são dúvidas frequentes de quem deseja ser dono do próprio negócio. Para esclarecer esses e outros questionamentos sobre a modalidade, a Sala do Empreendedor de Chapecó disponibilizou nesta segunda-feira (23) um link no site da Prefeitura (https://www.chapeco.sc.gov.br/) para concentrar as informações e facilitar o acesso. O serviço de apoio ao setor empresarial faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pelo Sebrae/SC desde 2017 no município.
A proposta estava em elaboração desde de agosto deste ano e foi fomentada após o município receber os resultados da Pesquisa de Satisfação do Atendimento da Sala do Empreendedor de Chapecó, realizada pelo Sebrae/SC. “O último levantamento de cliente oculto revelou que o único ponto negativo do atendimento remoto aos empresários e para quem deseja empreender era a ausência de um local virtual que centralizasse todas as informações sobre MEI. Imediatamente começamos a trabalhar nessa plataforma dentro do site da Administração Municipal para centralizar todas as informações”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Arthur Badalotti Smaniotto.
HISTÓRICO DA PESQUISA
A pesquisa foi feita entre 8 a 26 de junho, por meio de entrevistas telefônicas com pessoas atendidas pela Sala do Empreendedor no município. No total foram 365 respostas válidas, que representam nível de confiança de 95% e erro amostral de 5%. A análise considerou a transformação das respostas por uma escala Likert com cinco posições em nota de zero a dez para facilitar a leitura e a comparação entre os 11 municípios catarinenses da categoria Ultimate do Programa Cidade Empreendedora.
A Sala do Empreendedor de Chapecó foi destaque pelo domínio do conhecimento dos servidores municipais que repassam orientações e esclarecimentos aos empresários locais. Outros destaques do serviço chapecoense são: avaliação positiva do espaço físico; a qualidade do atendimento prestado e a satisfação do atendimento. Ainda conforme o levantamento, 65,88% dos gestores empresariais ao se depararem com desafios em seus negócios ou com dúvidas sobre os procedimentos legais buscam como auxílio, primeiramente, a Sala do Empreendedor.
Veja também
Governo catarinense planeja investimento de R$ 150 milhões para minimizar os impactos da estiagem no meio rural10/Jan/202210/01/22há 3 anos Segunda-feira, 10 de Janeiro de 202210/01/2022Os produtores rurais de Santa Catarina contarão com um novo aporte de recursos do Governo do Estado para investimentos em sistemas de captação, armazenagem e uso de água. Em 2022, o Programa SC Mais Solo e Água terá R$ 100 milhões disponíveis para ampliar a resistência hídrica no meio rural e minimizar os impactos das recorrentes estiagens.......
Capacitação apresenta técnicas de confeitaria em Caibi05/Abr/201905/04/19há 6 anos Sexta-feira, 05 de Abril de 201905/04/2019Iniciativa visou aperfeiçoar habilidades dos profissionais responsáveis pela produção das tortas que serão comercializadas no Festival dos Sabores que ocorre neste sábado (06) no município ...