Postado em 17 de Dezembro de 2021 às 09h58

Sala do Empreendedor impulsiona desenvolvimento de São Domingos

            Para auxiliar os empresários nas áreas de gestão, vendas, finanças, recursos financeiros e marketing, a Administração Municipal de São Domingos, no oeste catarinense, disponibiliza a Sala do Empreendedor, localizada junto ao prédio da Prefeitura. A iniciativa é executada pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC e busca estimular a economia e o progresso territorial de maneira planejada e estruturada.
            De janeiro a novembro deste ano, foram realizados 129 atendimentos presenciais e on-line. As principais dúvidas foram sobre os documentos necessários para abertura de microempreendedor individual (MEI), critérios para abertura do MEI, parcelamento de dívidas e regularização do MEI. Também foram realizadas duas oficinas, uma na área de mídias digitais e outra sobre atendimento ao cliente.
            Nesse período, foram abertos no município 23 novos MEIs e fechados 12. No total, São Domingos possui 2.590 empresas, de acordo com dados do Mapa de Empresas do Governo Federal. A agente de desenvolvimento Denize Alice Tonatto destaca que a Sala do Empreendedor contribui para o desenvolvimento local. “Avaliamos as ações de forma positiva, pois estamos conseguindo realizar o suporte que muitas empresas/contribuintes não possuem gratuitamente e, além disso, incentivamos o desenvolvimento do comércio com campanhas promocionais”, frisa, ao acrescentar que em 2022 serão promovidas novas iniciativas para incentivo ao desenvolvimento do comércio.
A Sala do Empreendedor é um canal de contato permanente do Poder Público com os empreendedores para solucionar desafios, esclarecer dúvidas e transmitir informações essenciais ao setor. Além do auxílio burocrático, o espaço também é uma ferramenta importante para o crescimento dos pequenos negócios ao disponibilizar oportunidades de capacitações e consultorias gratuitas.
Entre os serviços disponibilizados estão: atualização de informações; orientações para abertura, alteração ou fechamento de empresa; formalização de MEIs emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais e assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios.
O horário de atendimento da Sala do Empreendedor é de segunda a sexta-feira das 8h às 12 horas e das 13h às 19 horas. Mais informações com a agente de desenvolvimento Denize Alice Tonatto pelos telefones (49) 3443-0281, (49) 9 9184-0259 ou pelo e-mail industriaecomercio@saodomingos.sc.gov.br.
Cidade Empreendedora
O programa busca integrar a gestão pública e os pequenos negócios em um ambiente propício para estimular a economia local e o desenvolvimento territorial. As verticais estratégicas do Cidade Empreendedora para São Domingos são voltadas à realidade local e proporcionarão mais desenvolvimento dos negócios e da renda da população. Até dezembro de 2022 serão realizadas as seguintes soluções: Planejamento Ambiental e Políticas Públicas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Levantamento de Oportunidades; Mais Empresas; Pack de Horas de Atendimento para a Sala do Empreendedor; Plano de Marketing Turístico; Desenvolvimento e Promoção ao Turismo e Artesanato.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.   

Veja também

Voltar para (Blog)