Sala do Empreendedor de Seara realiza 1ª Roda de Conversa com Empresários
Histórias locais refletem a transformação impulsionada por consultorias gratuitas e capacitações oferecidas pelo Sebrae/SC
Evento reuniu cerca de 50 pessoas entre empresários e autoridades.
A Sala do Empreendedor de Seara, no oeste de Santa Catarina, com apoio da Prefeitura Municipal, realizou na última terça-feira (29) a 1ª Roda de Conversa com Empresários Searaenses. O objetivo do encontro, que reuniu aproximadamente 50 pessoas entre empresários e autoridades, foi de fomentar a troca de ideias e experiências daqueles que buscaram ajuda do Sebrae/SC, por meio da Sala do Empreendedor, para construir a sua empresa ou até mesmo obter informações para impulsionar seu negócio.
Entre os empresários que participaram da Roda de Conversa, estava a CEO da Ambynatural Cosméticos Naturais e Veganos, Julie Reginato. Formada em Arquitetura, Julie resolveu empreender em 2021 depois de deixar seu emprego de funcionária pública para criar uma empresa de cosméticos naturais e veganos. Julie contou que o primeiro contato com o Sebrae/SC foi em 2022 por indicação de uma amiga e que o principal objetivo era a exportação do seu produto. “Quando eu criei a Ambynatural, minha meta sempre foi o mercado externo, mas quando tive a primeira consultoria e que levei minha ideia, precisei colocar os pés no chão. Foi quando o consultor me disse que precisávamos estruturar a empresa e como era o primeiro ano de atividade, tudo ainda estava engatinhando. Eu também não possuía muita experiência com o empreendedorismo, então, a Sala do Empreendedor e os consultores foram meus principais aliados nesse processo”, relatou Julie ao descrever que nesse primeiro ano com a ajuda do Sebrae/SC e da Sala do Empreendedor estruturou um site com e-commerce no município de Seara e também levou seus produtos para marketplaces, mercados online, afim de ter mais opções para venda.
Mas, se o sonho da Julie Reginato é levar a Ambynatural para o mercado externo, com a ajuda dos consultores do Sebrae/SC e, principalmente, a sua força de vontade, esse sonho está perto de se tornar realidade. “Além de agora trabalharmos com vendas para atacado e distribuidoras, a Ambynatural já tem portas abertas para feiras que acontecerão no Paraguai, Chile e Estados Unidos. Eu sempre falo que o que a gente precisa ter é atitude, embora seja difícil e desafiador, mas o resultado é evidente, não em termos financeiros, mas em ver tudo que a empresa cresceu em um ano de consultoria do Sebrae/SC. Para mim, foi fundamental essa ajuda por meio da Sala do Empreendedor e o melhor de tudo, é um apoio gratuito que todos podem ter acesso”, finalizou a CEO da Ambynatural, Julie Reginato.
Conforme explicou o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, a Sala do Empreendedor é um canal de contato permanente do Poder Público com os empreendedores para solucionar desafios, esclarecer dúvidas e transmitir informações essenciais ao setor. Além do auxílio burocrático, o espaço também é uma ferramenta importante para o crescimento dos pequenos negócios ao disponibilizar oportunidades de capacitações e consultorias gratuitas. “Nosso objetivo, cada vez mais, é evoluir como entidade para levar mais produtos e serviços aos empresários para que eles possam se beneficiar de tudo o que o Sebrae/SC tem a oferecer para o desenvolvimento e crescimento das empresas”, acrescentou.
O Programa Cidade Empreendedora está presente no município de Seara há três anos e para o prefeito, Edemilson Canale, o trabalho realizado pelo Sebrae/SC e a Sala do Empreendedor foram fundamentais para que a cidade se desenvolvesse economicamente e crescesse no número de empresas. "Atualmente, Seara possui 1.926 empresas e este número cresceu praticamente 67% num período de dois anos e meio. Tudo isso aconteceu com o apoio do Sebrae/SC que ajuda a fomentar o desenvolvimento regional. Este evento representa a oportunidade de estarmos mais próximos dos empresários do nosso município que escolheram Seara para criar e desenvolver suas empresas”, finalizou o prefeito.
Contudo, não são apenas os novos empresários que buscam ajuda da Sala do Empreendedor em Seara. Danielly Paludo Evangelista e Mauro Evangelista são sócios-proprietários da empresa Funerária Evangelista, que atua no município há mais de 50 anos, e da Evangelista Mármores e Granitos. Como explicou Danielly, a busca pela Sala do Empreendedor fez com que eles saíssem da sua zona de conforto com ambas as empresas para acompanhar o mercado que está em constante crescimento. “Hoje temos um olhar diferente para elas e isso reflete também o olhar do município. Uma mudança significativa foi feita com a funerária, pois antigamente não se pensava em trabalhar com esse assunto na internet e hoje estamos nas redes sociais e no meio online trabalhando um assunto tão delicado, mas de uma forma leve”, conta Danielly ao agradecer a ajuda recebida pela Sala do Empreendedor e pelos consultores do Sebrae/SC.
Rodrigo Peche, há cinco anos é proprietário da empresa Canale Máquinas, e buscou a consultoria do Sebrae/SC para ter um controle maior sobre a mesma e também fazer a transição de pequena para média empresa. “Muitos empresários não têm o conhecimento de que existe essa possibilidade de consultoria que é oferecida gratuitamente. As empresas precisam se qualificar, precisam ter esse olhar internamente para conseguir expandir e se manter no mercado. Empreender já é algo difícil, mas também precisamos estar de olho nas oportunidades a exemplo dessa oferecida pela Sala do Empreendedor e pelo Sebrae/SC, junto com o município, que precisamos agarrar e usar a nosso favor”, reconheceu o empresário.
SALA DO EMPREENDEDOR
Conforme mostram os indicadores da Sala do Empreendedor de Seara, entre 2017 e 2023 teve um aumento de 67% no número de empresas abertas. Em 2017 eram 1.145 e em 2023 somam-se 1.926. Outro dado significativo é para o prazo de abertura de empresas que em 2021 chegou a ser de 21 dias e em 2023 o tempo é três dias, uma baixa correspondente a 78%. Até o mês de julho de 2023, foram mais de mil atendimentos na Sala do Empreendedor e mais de 274 horas de consultorias prestadas.
A Sala do Empreendedor está localizada em espaço compartilhado com a Associação Empresarial de Seara (ACIS), na Praça Dr. Henry Quadros de Oliveira. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13 horas às 17h30. Mais informações pelo telefone (49) 3452-8338 ou pelo e-mail saladoempreendedor@seara.sc.gov.br.
FIESC debate saúde mental com empresas do Oeste31/Mai/202331/05/23há 1 ano e 11 meses Quarta-feira, 31 de Maio de 202331/05/2023Profissionais do setor de recursos humanos participaram de workshop no SENAI, em Chapecó...