Postado em 19 de Fevereiro de 2020 às 17h17

Sala do Empreendedor de Itapiranga auxilia na qualificação profissional

Oficinas gratuitas visam aprimorar os negócios locais

Gestão de pessoas, de equipe e de tempo serão a ênfase das capacitações oferecidas neste ano pela Sala do Empreendedor de Itapiranga, no extremo oeste catarinense. Os aprimoramentos são disponibilizados gratuitamente para quem almeja empreender ou desenvolver seu negócio. Essa iniciativa faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A atuação da Sala do Empreendedor está voltada a melhorar a produtividade dos empresários, pois desenvolve o trabalho inicial de formalizá-lo e, posteriormente, aprimora suas atividades. “Uma das grandes ações do Programa Cidade Empreendedora foi a implantação dessa estrutura que realiza os processos necessários para abertura, alteração de atividade econômica e transferência de local, ou seja, agilizando o atendimento ao empreender”, comenta a secretária de desenvolvimento econômico e turismo Carlise Welter Werlang.
Para o prefeito, Jorge Welter, essa iniciativa representa um salto de qualidade no atendimento da Administração Municipal tanto aos empreendedores quanto aos profissionais que desejam empreender em Itapiranga. “Além disso, é um passo importante no processo de desburocratização e de modernização da máquina administrativa. Exemplo disso, é que apenas no mês de janeiro deste ano foram formalizados 12 novos microempreendedores individuais (MEIs) e realizados aproximadamente 100 atendimentos”, enaltece.
Serviços disponibilizados
Na Sala do Empreendedor são disponibilizadas informações sobre formalização, alteração e baixa de empresas; entregues materiais informativos com conteúdo de interesse do setor empresarial; oferecidos treinamentos, palestras e oficinas gratuitas; emitido o Documento de Arrecadação do Simples Nacional do MEI (DASMEI), do Certificado de Condição de MEI (CCMEI), da certidão negativa municipal, da certidão negativa de outros órgãos (Receita Federal, Estado, FGTS) e realizadas consultas de viabilidade.
Conforme Carlise, também é realizado um trabalho no eixo de compras governamentais tanto do poder público com a adequação da legislação municipal para favorecer os pequenos negócios quanto no repasse de orientações aos empreendedores sobre os processos licitatórios, como os trâmites processuais, o credenciamento, a documentação necessária para habilitação e a rotina do certame. “A intenção é fortalecer os negócios locais e de incentivá-los a serem fornecedores do município e de outros órgãos públicos dinamizando a economia e possibilitando que o poder público possa reinvestir localmente”, afirma ao antecipar que no dia 31 de março (terça-feira) está prevista oficina sobre compras públicas.  
Os interessados nas temáticas devem procurar a Sala do Empreendedor situada junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Rua Padre João Rick, nº 10) ou ligar no telefone (49) 3678-7757. 

Veja também

Covid-19: Sistema OCESC lança vídeo de conscientização25/03/21 Vídeo: http://www.ocesc.org.br/arquivos/ocescsescoopcovid.mp4     Orientar os associados, empregados e públicos das cooperativas registradas no Sistema OCESC é um compromisso da entidade como único órgão representativo do cooperativismo catarinense. Frente ao atual momento sanitário do País, de enfrentamento à covid-19, a......

Voltar para (Blog)