Postado em 31 de Maio de 2022 às 15h52

Sala do Empreendedor de Guarujá do Sul disponibiliza consultorias gratuitas ao setor empresarial

  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
  • MB Comunicação Empresarial e Organizacional -
 
O financeiro é o coração da empresa. Por isso é fundamental manter esse setor o mais organizado possível, com controles e indicadores de resultado que servem de base para tomada de decisão. Para auxiliar os empresários a aprimorarem sua gestão a Sala do Empreendedor de Guarujá do Sul, no oeste catarinense, disponibilizou neste mês 10 horas de consultorias gratuitas e individuais, que beneficiou cinco empresas do município com duas horas de atendimento. Essa prestação de serviço é viabilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
De acordo com o secretário da Indústria e do Comércio, Fabricio Wagner, nessas primeiras consultorias as principais temáticas abordadas foram sobre a importância dos controles administrativos, como fluxo de caixa, contas a receber, previsão dos pagamentos, demonstrativo de resultados e precificação. “O consultor credenciado ao Sebrae/SC Rafael Watte conheceu um pouco sobre a realidades das empresas, esclareceu dúvidas sobre esses processos, reforçou a importância de utilizar os controles financeiros para tomada de decisões futuras e apresentou algumas ferramentas que os empresários podem utilizar para auxiliar ou para aprimorar seus controles”, observou.
O sócio-administrador da Divina Fit Nutrition, Lesme Dariel Masso Cisneros, relatou que buscou auxílio na consultoria gratuita porque precisava aprimorar sua gestão financeira, organizar o livro de caixa, obter mais informações sobre como melhorar seus controles e como identificar algumas variáveis. “Outra necessidade importante da empresa era de como projetar meu fluxo de caixa ao observar os investimentos, os custos fixos e variáveis e em que pontos deveria fazer economia. Sei o faturamento da empresa, mas não compreendia o lucro e para onde estava indo o dinheiro, ou seja, era importante identificar quais produtos davam melhor retorno e quais davam prejuízos”, comentou.
Segundo o empreendedor, com o suporte da consultoria compreendeu alguns pontos específicos sobre o controle do fluxo de caixa e, principalmente, os dados necessários para projetar o futuro do seu negócio. “A consultoria foi de grande ajuda, pois me fez entender a relação das vendas à vista e a prazo, sobre fretes das mercadorias, os impostos, os encargos e como deveria lançar todas essas informações em uma tabela”, relembrou. Cisneros ressaltou que seria interesse disponibilizar acompanhamento aos pequenos negócios por mais tempo. “Eu estava procurando esse suporte desde o começo do ano porque sei da importância que o Sebrae tem para os empreendedores de pequenos negócios. Procurei fazer alguns cursos porque sei que precisamos nos manter atualizados e tenho amigos que fizeram consultorias por meses e comentaram sobre planejamento semanal, mensal e do plano de trabalho”, expôs.
Para a proprietária da Top Stylo, Mônica Wagner, a principal necessidade de seu negócio que a incentivou a buscar o suporte da consultoria foi de ampliar a clareza na organização e no planejamento empresarial. “Com esse auxílio foi possível analisar o que pode ser melhorado na gestão financeira e também no controle de estoque”, analisou.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 
 
 

Veja também

Unimed Chapecó promove Simpósio de Cultura e Segurança29/09/22 Reforçar o compromisso da cooperativa médica de promover e cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas, estimulando constantemente a cultura e segurança na assistência e no atendimento ao paciente. Com esse objetivo os setores......

Voltar para (Blog)