Postado em 27 de Março de 2020 às 16h45

Sala do Empreendedor de Concórdia auxilia pequenos negócios a enfrentarem a crise provocada pela pandemia do Covid-19

Municiar os empreendedores de informações consistentes para tomada de decisões assertivas de seus negócios neste período de crise provada pela pandemia do Coronavírus. Com esse propósito a Sala do Empreendedor de Concórdia, no oeste catarinense, tem divulgado informações relevantes sobre legislação, acesso às linhas de crédito, orientações sanitárias e capacitações on-line gratuitas. Essa estrutura faz parte do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Prefeitura Municipal e pelo Sebrae/SC.
Um exemplo são as orientações de gestão para os pequenos negócios, como: otimizar o uso de mídias sociais, investir em plataformas de vendas on-line, utilizar aplicativos de delivery para realizar a entrega de produtos alimentícios, avaliar os custos da empresa fazer os cortes e ajustes necessários para manter o negócio operando e negociar com os fornecedores a ampliação de prazos para cumprir com seus compromissos. “Essa crise mundial impactará todos os setores econômicos, contudo os pequenos negócios são os mais vulneráveis e requerem todo o apoio para continuar suas atividades e manterem os postos de trabalho”, ressalta o prefeito Rogério Pacheco.
Driblando a crise
Mesmo com a redução no volume das vendas pelo receio das pessoas em consumirem neste período de incerteza mundial e de ter encomendas canceladas, a empreendedora Marcelle Tormen tem aprofundado seus estudos, revisado estratégias e avaliado o mercado. “A Sala do Empreendedor sempre encaminha assuntos pertinentes, seja da atualização da legislação ou capacitações gratuitas. Porém, nesse período tem intensificado, o que é ótimo para subsidiar na tomada de decisões. Não sabemos como será o comportamento dos consumidores depois que passar essa pandemia”, analisa.
Marcelle tem um ateliê de costura criativa, que atua há dois anos e meio na produção de presentes personalizados, a exemplo de acessórios e peças utilitárias em tecido. “Desde o início do período de isolamento social as vendas caíram, as pessoas estão com receio de comprar em função da economia. Clientes com pedidos novos, que estavam na fila de espera da produção, pediram para aguardar, pois o cenário é incerto. Também tive pedidos adiados pelo motivo do cancelamento de festas e eventos”, argumenta.
Entre as alternativas para driblar a crise, Marcelle segue confeccionando os pedidos confirmados, a maioria voltado aos recém-nascimentos, que não tiveram solicitações de cancelamento, e tem direcionado as atividades para a produção a pronta-entrega. Para isso, criou um e-commerce como uma forma de dar continuidade às vendas.
Sala do Empreendedor
A microempreendedora individual (MEI) e jornalista Giseli Nesi recebeu na primeira semana deste mês seu CNPJ e comenta que durante todo o processo foi assessorada pela Sala do Empreendedor de Concórdia. “Formalizei a empresa antes do início dessa crise provocada pela pandemia, mas nesse período precisei emitir notas fiscais e recebi todo o suporte dos servidores municipais. Estou realmente encantada com essa inciativa que possibilita esclarecer dúvidas, orienta sobre os benefícios e obrigações de ser MEI, divulga capacitações e informações positivas e confortantes”, comenta.
Giseli atuava em 2013 como MEI no Rio Grande Sul e, posteriormente, ao se mudar para Santa Catarina recebeu a proposta de ser sócia e responsável de um núcleo de comunicação de uma empresa em Concórdia, por isso em 2018 o seu primeiro registro foi automaticamente baixado. No segundo semestre de 2019, iniciou o planejamento do próprio negócio e a elaboração da identidade visual da empresa, em janeiro deste ano começou o processo de formalização com apoio da Sala do Empreendedor. “Essa estrutura é fantástica, com um processo diferenciado no qual o empreendedor se sente amparado. Todos os envolvidos estão de parabéns”, enaltece.
Para a empreendedora o suporte nesse período de crise é essencial. “Quando trabalhamos dentro da lei e com disciplina, mesmo em tempos difíceis, conseguimos manter as atividades da empresa. Pela Sala do Empreendedor os empresários obtêm informações para tomarem decisões mais assertivas e também conhecem os caminhos para acessar as linhas de crédito, por exemplo”, comenta Giseli, proprietária da Visionary Branding e Marketing, uma agência de comunicação que atua principalmente com marketing digital, desenvolvimento de marcas e assessoria de imprensa.

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