Postado em 22 de Novembro de 2019 às 17h19

Sala do Empreendedor de Chapecó é aliada das empresas que desejam participar de editais públicos

Promover a circulação de dinheiro na economia local, capacitar servidores municipais que atuam no setor de compras públicas, ampliar as oportunidades de negócios das empresas locais, fortalecer a economia e fomentar a agricultura familiar. Esses são alguns dos benefícios proporcionados pelo eixo de compras governamentais do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Prefeitura de Chapecó e pelo Sebrae/SC.
Entre as ações desenvolvidas estão o acompanhamento para adequação dos processos licitatórios na legislação, a elaboração do plano anual de compras públicas e o incentivo para que as empresas locais participem de processos licitatórios de órgãos públicos. Nesta semana ocorreu a capacitação dos servidores públicos municipais que trabalham na Sala do Empreendedor de Chapecó, situada junto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no térreo do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes.
O objetivo da capacitação foi transmitir conhecimentos aos profissionais sobre as atividades que estão em desenvolvimento no setor de compras e licitações da Prefeitura de Chapecó. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC Sergio Vicari, o intuito foi de que os servidores possam multiplicar essas informações em seus atendimentos. “Os empreendedores precisam saber sobre os benefícios de participarem de uma concorrência e fornecerem para um órgão público, sobre a aplicação da legislação atual e também as vantagens das micro e pequenas empresas participarem de um certame. Desta maneira, a Sala do Empreendedor passa a ser um parceiro nessa divulgação”, comentou.
Para o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, o estímulo ao progresso passa pela melhoria nos processos e na estruturação de uma visão voltada às inovações. “Quando a Administração Municipal compra de empresas locais, faz com que o dinheiro permaneça na cidade, seja reinvestido, gere renda e empregos aos munícipes e com isso, pratica o desenvolvimento econômico”, analisou.
Avaliação
O trabalho de consultoria no eixo de compras governamentais iniciou no mês de maio em Chapecó. Até o momento foram realizadas adequações dos editais conforme as legislações vigentes e para contemplar o tratamento favorecido e diferenciado às micro e pequenas empresas do município. Outro exemplo é o incentivo para a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.
“Também estamos elaborando um levantamento, com base no histórico dos editais realizados em 2018 em comparativo com este ano, para analisar as evoluções em termos de indicadores e percentuais, o volume de compras realizadas e quanto o poder público municipal está investindo de seu orçamento com aquisições de fornecedores locais”, relatou Vicari. 

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