Sala do Empreendedor de Chapecó é aliada das empresas que desejam participar de editais públicos
Promover a circulação de dinheiro na economia local, capacitar servidores municipais que atuam no setor de compras públicas, ampliar as oportunidades de negócios das empresas locais, fortalecer a economia e fomentar a agricultura familiar. Esses são alguns dos benefícios proporcionados pelo eixo de compras governamentais do Programa Cidade Empreendedora, executado pela Prefeitura de Chapecó e pelo Sebrae/SC.
Entre as ações desenvolvidas estão o acompanhamento para adequação dos processos licitatórios na legislação, a elaboração do plano anual de compras públicas e o incentivo para que as empresas locais participem de processos licitatórios de órgãos públicos. Nesta semana ocorreu a capacitação dos servidores públicos municipais que trabalham na Sala do Empreendedor de Chapecó, situada junto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, no térreo do Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes.
O objetivo da capacitação foi transmitir conhecimentos aos profissionais sobre as atividades que estão em desenvolvimento no setor de compras e licitações da Prefeitura de Chapecó. De acordo com o consultor credenciado ao Sebrae/SC Sergio Vicari, o intuito foi de que os servidores possam multiplicar essas informações em seus atendimentos. “Os empreendedores precisam saber sobre os benefícios de participarem de uma concorrência e fornecerem para um órgão público, sobre a aplicação da legislação atual e também as vantagens das micro e pequenas empresas participarem de um certame. Desta maneira, a Sala do Empreendedor passa a ser um parceiro nessa divulgação”, comentou.
Para o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Chapecó, Marcio Ernani Sander, o estímulo ao progresso passa pela melhoria nos processos e na estruturação de uma visão voltada às inovações. “Quando a Administração Municipal compra de empresas locais, faz com que o dinheiro permaneça na cidade, seja reinvestido, gere renda e empregos aos munícipes e com isso, pratica o desenvolvimento econômico”, analisou.
Avaliação
O trabalho de consultoria no eixo de compras governamentais iniciou no mês de maio em Chapecó. Até o momento foram realizadas adequações dos editais conforme as legislações vigentes e para contemplar o tratamento favorecido e diferenciado às micro e pequenas empresas do município. Outro exemplo é o incentivo para a aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar.
“Também estamos elaborando um levantamento, com base no histórico dos editais realizados em 2018 em comparativo com este ano, para analisar as evoluções em termos de indicadores e percentuais, o volume de compras realizadas e quanto o poder público municipal está investindo de seu orçamento com aquisições de fornecedores locais”, relatou Vicari.
Veja também
Educação empreendedora revela outros caminhos para o sucesso16/Nov/202016/11/20há 5 anos Segunda-feira, 16 de Novembro de 202016/11/2020Projeto “Parceiro Anjo”, do Sebrae/SC e da ACISMO, contribui na formação de jovens de São Miguel do Oeste...
Sindicarne apoia Delegacia de combate aos crimes contra o agronegócio28/Fev/202228/02/22há 3 anos Segunda-feira, 28 de Fevereiro de 202228/02/2022Uma estreita e produtiva cooperação entre as agroindústrias catarinenses e a Polícia Civil. Essa foi a conclusão do encontro entre o presidente do Sindicato das Indústrias da Carne e Derivados no Estado de Santa......
SENAR/SC e CRCSC renovam termo de cooperação técnica09/Nov/202109/11/21há 4 anos Terça-feira, 09 de Novembro de 202109/11/2021 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (SENAR/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária (FAESC), renovou o termo de cooperação técnica com o......