Postado em 26 de Maio de 2022 às 16h03

Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul facilita vida dos empreendedores

Emissão da Guia DAS, adesão ao RELP-MEI 2022, alteração de dados cadastrais, abertura de empresa, realização da declaração do imposto de renda pessoa jurídica e emissão de nota fiscal. Esses foram os principais atendimentos prestados pela Sala do Empreendedor de Caxambu do Sul, no oeste catarinense, na Semana do MEI 2022. Essa prestação de serviço gratuita é viabilizada pelo Programa Cidade Empreendedora, executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
De acordo com a agente de desenvolvimento local, Josiane Agostini, foram prestados na última semana 22 atendimentos aos microempreendedores individuais (MEIs), direcionados, principalmente, para a regularização de débitos fiscais e informações sobre os programas do governo com condições especiais de parcelamento de pendências.
“A ação promovida pela parceria Poder Público e Sebrae/SC oportunizou uma semana diferenciada e focada nos serviços disponíveis pela Sala do Empreendedor. Uma oportunidade para que os pequenos negócios se sintam acolhidos e abordados de maneira simples e eficaz, além de ampliar a divulgação de todos os serviços prestados gratuitamente aos cidadãos”, avalia Josiane.
Outro destaque importante para o município foi a assinatura do Termo de Parceria Institucional da Sala do Empreendedor com duas agências bancárias, que oportunizarão linhas de crédito aos MEIs. Josiane explica que cada instituição bancária tem uma linha de crédito, com valores e taxas diferenciadas e que essa parceria auxilia os microempreendedores para terem acesso a capital de giro para investimento.
A microempreendedora Lillian Tonini buscou auxílio na Sala do Empreendedor para formalizar seu negócio: a loja de produtos naturais Seu Quintal. Lilian relata que já conhecia essa estrutura por ter sido servidora municipal e pela divulgação realizada na Câmara de Vereadores. “Estou iniciando as atividades da minha empresa, então, ter esse suporte gratuito nas questões burocráticas foi muito bom. Bem interessante o incentivo da gestão municipal”, avalia. Lilian atuava como fisioterapeuta e observou que muitos moradores consumiam produtos naturais, mas que em Caxambu do Sul não havia um estabelecimento que atuasse nesse ramo. “Alinhei meus conhecimentos na área para trazer mais benefícios à saúde das pessoas ao mesmo tempo em que facilito o acesso a esses produtos”, comenta.
O microempreendedor do Posto Lavacar Novo Stylo, Douglas Rafael de Mello Fagundes, não conseguia emitir nota fiscal, viu em um cartaz a divulgação da Sala do Empreendedor e dos serviços prestados e buscou suporte para resolver seu problema. “Foi a primeira vez que precisei dessa estrutura e imediatamente foi feito o cadastro no site do município para emissão das notas fiscais eletrônicas, recebi as orientações de como proceder e ainda foram realizadas as alterações dos dados cadastrais da empresa. Meu parecer é de que o serviço é excelente porque facilita a vida do empresário ao orientar de maneira clara e acessível”, analisa.
Serviços prestados
Entre os serviços disponíveis estão: informações para a abertura de empresas, alteração ou baixa do negócio; formalização de MEIs; emissão de alvará, certidões e guias diversas; suporte para preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais (para o comércio e para prestadores de serviços); apoio, divulgação e incentivo para a participação das micro e pequenas empresas do município nas compras governamentais; assistência na parte burocrática e documental para processos licitatórios; orientação para regularização de débitos, oferta de cursos, capacitações e consultorias e outros suportes aos pequenos negócios locais.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas. Mais informações pelo  telefone (49) 3326-0127 ou pelo e-mail sde@caxambudosul.sc.gov.br.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite
 

Veja também

Câmaras da FIESC debatem pagamento por serviços ambientais08/02/21 Instituído em âmbito federal pela Lei 14.119/21, de 14 de janeiro passado, o PSA consiste no pagamento pelos serviços de preservação ambiental a, por exemplo, produtores rurais que perdem renda quando dedicam parte de sua propriedade à preservação de fontes de água ou de áreas florestais...
Chocolate: consumo moderado beneficia a saúde07/07/20 Os chocolates são os queridinhos dos brasileiros. Além de um ingrediente excelente para o preparo de sobremesas, é uma das guloseimas preferidas para saborear no dia a dia. A nutricionista do Fort Atacadista Chapecó Letícia......
Nota de informação Unimed Chapecó: Coronavírus28/01/20 Ainda que não existam casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus no Brasil, o Hospital Unimed Chapecó emitiu orientações às suas equipes sobre identificação de casos suspeitos da......

Voltar para (Blog)