Postado em 20 de Abril de 2020 às 17h10

Sala do Empreendedor auxilia na tomada de decisões durante a crise em Itapiranga

Impacto econômico em todos os setores e colapso em muitos sistemas de saúde pelo mundo são alguns reflexos da pandemia do novo Coronavírus. Em paralelo a esse cenário está o bombardeio de informações pelos meios de comunicação e pelas redes sociais. Filtrar todo esse turbilhão de dados e transmitir informações de fontes seguras que contribuam para a tomada de decisão assertiva na gestão dos negócios é o foco da atuação da Sala do Empreendedor de Itapiranga, no extremo oeste catarinense. Essa estrutura faz parte do Programa Cidade Empreendedora executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.
A Sala do Empreendedor de Itapiranga retomou o atendimento presencial, no dia 13 de abril, com expediente das 7h às 17 horas, sem fechar ao meio e com dois turnos para os servidores municipais. A partir desta segunda-feira (20) o atendimento será das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas, com toda a equipe. Durante o período de distanciamento social imposto pelo Decreto Estadual as orientações aos empreendedores locais foram transmitidas pelo WhatsApp e pelo Facebook. Além disso, pelo trabalho home office foram atendidos 53 microempreendedores que buscaram orientações sobre legislação, acesso às linhas de crédito, medidas sanitárias e capacitações on-line gratuitas.
Ainda entre as orientações transmitidas, destaque para assuntos como: gestão para os pequenos negócios; como otimizar o uso das mídias sociais; maneiras de investir em plataformas de vendas on-line; como utilizar aplicativos de delivery na área de alimentação fora do lar e a importância de avaliar os custos da empresa e de fazer os ajustes necessários para manter o negócio operando. “Essa crise mundial impactará economicamente os pequenos negócios, que são os mais vulneráveis e requerem todo o apoio para continuar suas atividades e manterem os postos de trabalho”, ressalta a secretária municipal de desenvolvimento econômico e turismo, Carlise Welter Werlang.
Desafios dos pequenos negócios
O microempreendedor Kleiton Edvino Swarowsky (Instalações Elétricas Kleiton Swarowsky), atua há sete anos como eletricista, e em função da pandemia precisou interromper suas atividades. “Ficando em casa tive prejuízos financeiros, porém compreendo que neste momento o importante é a nossa saúde. Na busca de uma complementação para cumprir com meus compromissos busquei informações na Sala do Empreendedor sobre o auxílio emergencial do Governo Federal”, comenta.
Segundo o músico Gelson Gularte (DGA Eventos), que atua há 10 anos no segmento da música ao vivo e da sonorização, seu negócio foi impactado diretamente com a crise, principalmente pelo cancelamento de eventos. “Isso abala, pois gerou problemas financeiros e sei que se agravarão porque não há previsão para retornar na minha atividade”, analisa.
Para manter seu negócio e reduzir as perdas, Gularte tem mantido contato com os clientes e negociado para adiar a prestação de serviço, evitando o rompimento dos contratos. O empresário também aguarda ansioso o fim da pandemia para retornar ao trabalho em eventos, casamentos, barzinhos, bailes e aniversários. “A Sala do Empreendedor me auxiliou com informações úteis tanto sobre atualização das legislações quanto conteúdos para aprimorar os negócios e melhorar a gestão da empresa”, comenta.

Veja também

Sebrae/SC promove workshop com atendentes das Salas do Empreendedor de municípios do Grande Oeste do Estado29/11/22 Com o objetivo de reunir os atendentes das Salas do Empreendedor dos municípios da região Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste de Santa Catarina, o Sebrae/SC promove o workshop “Sala do Empreendedor”. O evento será realizado em Chapecó, no dia 2 de dezembro, das 8h às 16h, no espaço de eventos do Hotel Slaviero. O encontro será promovido por meio do programa......

Voltar para (Blog)