Postado em 03 de Junho de 2020 às 17h27

Saiba os motivos que contribuem para tensão muscular

Instabilidade econômica, insegurança na manutenção do emprego, pressão por atingir resultados propostos, medidas de prevenção ao contágio de doenças são algumas preocupações diárias impostas pela pandemia da Covid-19 e que podem resultar em tensões musculares. Por instinto, o organismo reage diante de sinais de ameaça, o que resulta na pressão da musculatura corporal, principalmente do pescoço e dos ombros, regiões mais afetadas.  
O corpo é uma rede de músculos interligados e as reações sempre ocorrem em cadeia. Forçados em posições estranhas, os músculos se travam e deixam de trabalhar direito e com o tempo surge a dor. “O organismo é forte, mas tem seus limites. Um dia, ele manifestará os problemas causados pela pressão a qual está constantemente submetido”, ressalta o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.
A tensão muscular é fruto de uma intrincada e complexa cadeia fisiológica que tem como "botão detonador" as respostas emocionais que são inerentes a cada pessoa. “Essa tensão tende a se acumular em determinadas partes do corpo de acordo com o mapa fisioemocional individual, começando numa fase aguda até se tornar crônica, caso não venha a ser tratada”, comenta o médico.
Nem todas as pessoas ficam tensas nos mesmos grupos musculares, pois existem diferenças significativas entre cada indivíduo na elaboração de emoções do dia a dia, tais como medo, preocupação, frustrações, ansiedades, tristezas, entre outras.
Para prevenir a dor muscular, Reichmann orienta a prática de alongamentos para relaxar os músculos, a utilização de compressas de água morna que auxiliam no aumento da circulação sanguínea ou ainda uso de pomadas analgésicas e anti-inflamatórias acompanhadas de massagem no local da dor.
 

Veja também

Negócios à vista na Mercomóveis 201906/06/19 Expositores confirmam presença para apresentar novidades e tendências do setor de madeira e móveis ...

Voltar para (Blog)