Postado em 30 de Agosto de 2022 às 14h40

Rota das ovelhas: novo atrativo turístico de Lajeado Grande

A “Rota das ovelhas e sabores de Lajeado Grande”, no oeste catarinense, recebe os ajustes finais para receber os turistas da região nos próximos meses. O lançamento está previsto para setembro, com divulgação das propriedades integrantes, os atrativos disponíveis e os contatos para agendamento das visitas. Essa iniciativa faz parte da vertical estratégica na área do turismo do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pelo Poder Público e pelo Sebrae/SC na busca de fomentar o desenvolvimento econômico.
Nesta semana foi realizado o roteiro piloto com a última avaliação das propriedades integrantes da Rota das ovelhas. De acordo com a diretora de Administração Talya Caregnatto o intuito foi conferir se está tudo de acordo com o planejado antes do início oficial das visitações. “Os próximos passos são a definição da data de lançamento, organização deste primeiro evento, elaboração e impressão dos materiais de divulgação”, comenta.
Talya explica que essa proposta de turismo rural surgiu como estratégia para unir uma atividade econômica em ascensão – a ovinocultura – com as belezas naturais, as características das propriedades rurais e a hospitalidade da comunidade de Lajeado Grande. “Entre os atrativos estão visitação em algumas propriedades rurais, contato com os animais e gastronomia com pratos à base de carne de ovelha e de produtos da agricultura familiar do município”, antecipa.
Integram a “Rota das ovelhas e sabores de Lajeado Grande” uma propriedade que tem como atividade principal a ovinocultura, outra que trabalha com derivados de cana-de-açúcar, uma que produz gin, uma que fabrica queijos coloniais e temperados, uma que tem um pôr do sol espetacular e outra que tem produtos orgânicos e pratos à base de carne de ovelha. Outra alternativa para agregar valor ao turismo e a cultura local é a capacitação gratuita às artesãs, que estão elaborando itens característicos e identitários relacionados a essa rota.
O objetivo das oficinas voltadas a elaboração artesanal de produtos culturais é fortalecer o setor produtivo da economia criativa, incentivar a confecção de itens que potencializam as vocações regionais, buscar parcerias e novos mercados e oportunizar capacitação para o aprimoramento da estética e da funcionalidade dos produtos criados a partir da cultura local. Estão previstos, até dezembro deste ano, cinco encontros nos quais as artesãs locais desenvolverão produtos com a identidade do município, a exemplo de bolsa, caneca, nécessaire, toalha, chaveiro, almofada, panos de copa, porta vinho, avental, jogo americano, porta talhares, porta pratos e outros itens moda casa confeccionados em tecido.
Todas essas medidas, segundo o gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, buscam contribuir para que o Poder Público reconheça sua essência no turismo, qualifique a oferta turística, formate novos atrativos aos visitantes, valorize os empreendimentos locais, divulgue o potencial do território nesse segmento, promova o desenvolvimento e melhore cada vez mais a qualidade de vida dos munícipes.
 
Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: InstagramFacebookLinkedInTwitterTelegramYouTubeBlogSite.

Veja também

Propostas do sul: setor agroindustrial alinha reivindicações para candidatos às eleições deste ano 02/08/22             Um consistente conjunto de reivindicações para o fortalecimento do setor agroindustrial da proteína animal – um dos mais importantes da economia brasileira – foi articulado pelas entidades de representação empresarial de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná tendo como foco, entre outras......

Voltar para (Blog)