Postado em 10 de Setembro de 2020 às 17h49

Resultados positivos na pandemia

Empresas chapecoenses modernizam modelo de gestão e de negócios com contribuição do Sebrae/SC

Aumento significativo nas vendas, crescimento da empresa, melhoria no posicionamento de marca, aprimoramento dos processos internos, aperfeiçoamento da equipe de colaboradores e aproximação com o público-alvo por meio da inserção de novas estratégias de interação e comunicação. Esses são alguns resultados almejados pelos empresários, mesmo em período de estagnação econômica. Dois exemplos do município de Chapecó, que participam do Programa de Gestão Avançada (PGA), do Sebrae/SC, conquistaram repercussões positivas, apesar da crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19.
Um dos êxitos da empresa Requimaq Empilhadeiras foi o crescimento de 17% nos primeiros oito meses do ano. Para o supervisor geral, Daniel Garighan, contribuíram para esse resultado o planejamento das ações pelos formulários orientados e a execução efetiva das medidas aliadas ao monitoramento dos efeitos, por meio das análises mensais dos indicadores nas áreas de pessoas, processos, marketing e financeiro. “Isso nos permite tomar decisões rápidas, em caso de mudanças, e repensar ações. Aliado aos processos mais otimizados, também temos o melhor engajamento da equipe. Nesse momento de incertezas, nosso trabalho com inovação vem sendo bem valorizado pelos clientes”, analisa.
Segundo o supervisor geral, o objetivo principal da empresa em participar do PGA era envolver os colaboradores no processo de gestão. “Nossa meta era crescer 30% em 2020, por isso precisaríamos envolvê-los nos processos gerenciais e estratégicos da empresa, criando uma liderança mais servidora e elaborando o plano de crescimento a várias mãos. Nesse processo o programa foi fundamental para entendermos os resultados, além de termos um olhar de fora da empresa pelos consultores que orientam boas práticas, indicam as melhorias e qualificam os colaboradores”, comenta.
A empresa familiar se motivou a participar do PGA pela busca de profissionalização. Garighan relata que participou em 2019 de um curso no Sebrae/SC na área de gestão financeira, e quando iniciou o processo de inscrições para o programa foi convidado a participar de palestra que explicou sobre a metodologia. “Ficamos muito empolgados, pois precisávamos aumentar a estrutura da empresa para atender a demanda crescente da região. Procuramos o suporte do Sebrae/SC para atingir essa evolução de maneira assertiva e assistida por especialistas em pequenas empresas”, relembra. Até o momento, segundo o supervisor geral, o programa tem atendido as expectativas, mesmo que o momento atual não seja favorável. “É fundamental esse compromisso com o Sebrae/SC para pararmos e pensarmos, elencando prioridades, para não deixar o operacional tomar conta total do tempo, impossibilitando tomadas de decisões mais assertivas”, analisa.
O diretor da S&V Móveis Planejados, Waldelei Schmidt, relata que a principal motivação em participar do PGA foi a organização dos setores administrativo, financeiro e comercial da empresa. “Tínhamos como objetivos iniciais organizar toda gestão para que tivéssemos informações para embasar as tomadas de decisões da empresa. Compreendíamos que ao otimizarmos essas áreas teríamos aumento do faturamento. Resultado almejado e conquistado, com incremento de 30% no faturamento com a participação no programa, além de melhorar outros indicadores financeiros e de reduzir custos”, avalia. Para o empresário, o programa é importante tanto para uma empresa que está começando suas atividades quanto para organizações com trajetória, que estão há muito tempo acostumadas a trabalhar de uma maneira achando que o tempo e o mercado não se alteram.
Um dos consultores credenciados ao Sebrae/SC que acompanha as ações do programa, Patrício Francisco da Silva, reforça que as duas empresas se destacam pelo empenho na profissionalização de suas atividades e na melhoria da gestão empresarial. “A Requimaq Empilhadeira é uma organização preocupada com as mudanças e atenta às inovações. A equipe compreendeu perfeitamente o modelo de negócios proposto e estão colhendo os resultados. Na S&V Móveis Planejados a equipe está bastante comprometida e busca o melhor cenário para poder superar esse período de pandemia. Os diretores se engajaram no planejamento, redefiniram suas atribuições e acompanham os resultados das iniciativas por meio dos indicadores, colhendo bons resultados” considera ao comentar que é gratificante perceber e acompanhar o desenvolvimento e a profissionalização dos participantes. 
“Precisamos enaltecer esses cases porque em momento de dificuldade e recessão econômica conseguiram se sobressair no comparativo com as demais empresas. Os gestores pensaram estratégias e ações diferentes para se manterem no mercado. Observa-se que o programa os preparou para suportar situações adversas como essa que vivemos e a se manterem em um patamar solidificado”, enfatiza o analista técnico do Sebrae/SC, Eduardo Sganzerla.
PROGRAMA
Elaborado por especialistas em pequenas e médias empresas, o programa contribui para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas. As empresas participantes recebem consultor especialista em cada área: Gestão Financeira, Gestão de Marketing, Gestão de Processos e Gestão de Pessoas, além de um consultor especialista em Gestão Estratégica em todas as etapas para garantir a interação entre os setores da empresa.
Os benefícios do programa são: garantir estabilidade e consolidar o negócio no mercado; expandir a visão estratégica da empresa; gerenciar melhor as metas; aprimorar as fórmulas de gestão empresarial; desenvolver um maior controle dos processos gerando maior produtividade e lucratividade; transformar a empresa em um modelo de negócios direcionado a dados e indicadores e criar uma rede de relacionamento com os empresários participantes do programa possibilitando trocas de experiência.
No total serão 228 horas de carga horária, com 152 horas de consultoria individual presencial e on-line, 60 horas de workshops presenciais ou digitais coletivos e 16 horas de avaliações da equipe técnica. As fases do programa compreendem: diagnóstico empresarial – preliminar (avaliação das práticas de gestão implementadas na empresa); plano empresarial (aula inaugural e definição das estratégias); gestão de resultados (gestão de finanças, marketing, operações, processos e gestão de pessoas) e novo ciclo (consolidação dos resultados, revisão estratégica e novo plano empresarial). 
Interessados em ingressar nas novas turmas do programa devem entrar em contato com a unidade do Sebrae/SC em Chapecó pelo telefone (49) 3330-2802.

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