Recicla Xanxerê coleta mais de 6 toneladas de produtos
Iniciativa foi do SESI e SENAI em parceria com a CDL, Prefeitura, ACIX e REC
Mais de 6 mil quilos de produtos eletrônicos, eletrodomésticos, toner e cartuchos de impressoras foram coletados, no último fim de semana, durante o Recicla Xanxerê. Também foram entregues mais de 1,5 mil lâmpadas, entre fluorescentes, incandescentes e LED. A iniciativa foi do SESI e SENAI, entidades da FIESC, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xanxerê, Prefeitura do município, Associação Comercial e Industrial de Xanxerê (ACIX) e a empresa REC - Reciclagem de Eletrônicos Chapecó.
A campanha é realizada anualmente. Neste ano, a inovação foi no formato da divulgação, feira de maneira limpa por meio de redes sociais, rádios e sites de notícias. A REC, responsável pela destinação dos produtos, realizou a entrega simbólica de mudas de flores às pessoas que entregaram produtos.
O coordenador de operações SESI/SENAI Xanxerê, Xaxim e Abelardo Luz, Willi Robert Sobotka, assinala que o evento tem como objetivo incentivar e auxiliar a comunidade a dar o destino correto aos materiais que não serão mais utilizados e viraram lixo eletrônico. “Buscamos, cada vez mais, conscientizar para que as pessoas criem o hábito de descartar corretamente esses materiais. Estamos satisfeitos com o resultado da campanha, pois a comunidade aceitou a proposta e trouxe os equipamentos”, comenta.
De acordo com Sobotka, o destino correto de materiais eletrônicos faz parte da cultura da população de Xanxerê. “Tanto as pessoas quanto as empresas aguardam o evento e cobram sua realização. Isso é uma prova de que consolidamos a campanha e de que está intrínseco na cultura do município a destinação correta desses itens”.
A REC dá destino correto a todos os resíduos gerados pelo desmanche dos produtos, tendo como meta resíduo zero. É uma das poucas empresas no estado que possui licenciamento ambiental específico para o ramo de reciclagem de eletrônicos. A empresa possui sede na linha Rodeio Bonito, interior de Chapecó, onde é armazenado e, posteriormente, efetuado a triagem dos materiais coletados.
O Recicla Xanxerê ocorre há 15 anos. Neste período, estima-se que foram arrecadadas mais de 70 toneladas de equipamentos.
A próxima edição da campanha está prevista para fevereiro de 2021.
Veja também
Novos programas para garantir renda ao produtor rural marcam 202427/Dez/202427/12/24há 6 meses Sexta-feira, 27 de Dezembro de 202427/12/2024 As políticas públicas para o desenvolvimento no campo atenderam mais de 80 mil agricultores catarinenses em 2024. O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) executou mais de R$ 356,2 milhões (dados atualizados até 17/12), em programas e ações de apoio aos agricultores, com incentivos à inovação......
Presidente do Sistema Faesc/Senar destaca a importância da “Carreta Agro pelo Brasil”26/Fev/202426/02/24há 1 ano e 4 meses Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 202426/02/2024O presidente do Sistema Faesc/Senar e vice-presidente de finanças da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), José Zeferino Pedrozo, esteve nesta segunda-feira (26) em Campos Novos, onde acompanhou todos os......